Autor Tópico: Pedro Couceiro / Manuel Gião  (Lida 4573 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pedro Couceiro / Manuel Gião
« Responder #15 em: 23 de Setembro, 2008, 00:11:52 »
Pedro Couceiro e Manuel Gião de regresso das férias



Depois de uma pausa de quase dois meses, o Internacional GT Open está de volta para mais duas corridas, desta vez no traçado francês de Magny Cours. Pedro Couceiro e Manuel Gião chegam à pista gaulesa no segundo lugar do campeonato, mas para este dupla jornada partem com um handicap de 15 segundos, o que pode complicar um pouco a vida à dupla nacional, que apesar disso não vai baixar os braços na busca de um lugar no pódio.

Embora não seja a pista dos sonhos de Pedro Couceiro “é um circuito de que gosto. Penso que será também bom para os Ferrari, pelo que tenho de estar optimista para este fim-de-semana. A nossa equipa está a ser apoiada mais de perto pela Ferrari, que nos disponibilizou já o novo pack aerodinâmico de 2009 e que pode ser uma importante ajuda nesta corrida. Partimos com 15 segundos de handicap e mesmo que não consigamos ir ao pódio na primeira corrida, só nos são retirados cinco segundos, porque temos três penalizações de cinco segundos e não uma de 15. De qualquer forma este ano já fomos ao pódio com handicaps de 10 segundos e mesmo com passagem pela via das boxes, pelo que temos de acreditar que é possível conseguir repetir”, afirma o piloto de Lisboa.

Se Magny Cours não é uma das pistas preferidas de Pedro Couceiro, já Manuel Gião é apaixonado pelo circuito francês. “É um dos meus preferidos. Já corri lá muitas vezes e gosto muito das chicanes rápidas e desta alteração que a pista sofreu na parte final em 2005. Com o novo pack aerodinâmico esperamos ganhar três ou quatro décimas, que podem ser importantes para fazer face ao grande handicap que temos. Apesar dessa dificuldade acredito que podemos conseguir um bom resultado”, refere por seu lado Manuel Gião.

Importante será somar o maior número de pontos possível para continuar na luta pelo título. “Estamos muito perto dos líderes do campeonato, os nossos companheiros de equipa, mas temos só um ponto de vantagem para o terceiro. A primeira corrida pelo menos está talhada para o Montermini e o Maceratesi, que não têm handicap. Temos conseguido contrariar o facto de sermos novos neste campeonato e vamos procurar o melhor resultado possível para continuarmos na luta pelo título”, dizem a terminar Gião e Couceiro.

A jornada dupla de Magny Cours terá como habitualmente uma corrida no sábado e outra no domingo. No dia 20 a prova de uma hora começa às 15 horas, enquanto no dia seguinte a corrida de 45 minutos tem início às 12h45, ambas com transmissão directa na Sport TV3.

Fonte: Velocidade Online





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pedro Couceiro / Manuel Gião
« Responder #16 em: 24 de Setembro, 2008, 14:15:22 »
Boa recuperação valeu quarto lugar a Manuel Gião e Pedro Couceiro



Manuel Gião e Pedro Couceiro começaram hoje por ter duas sessões de qualificação com sentidos distintos. Na primeira Gião conseguiu marcar o quarto tempo, embora se queixasse que o carro fugia de frente. Terminada a primeira qualificação, a equipa detectou que havia um problema com o fundo plano do carro, sendo que a reparação do problema terminou quase no momento da segunda sessão, o que impediu que Pedro Couceiro conseguisse ir além do 12º tempo, com o piloto a queixar-se que agora o Ferrari fugia de traseira.

Coube a Pedro Couceiro fazer o arranque para a primeira corrida, amanhã será a vez de Gião ter esse papel, mas logo na primeira curva caiu cinco lugares, ao ser obrigado a seguir para a gravilha para escapar à confusão que se gerou. No momento da troca de pilotos, a dupla portuguesa estava já no oitavo posto, com Gião a conseguir subir depois até ao quarto lugar final. Com este desfecho a diferença para os líderes do campeonato aumentou, mas também conseguiram fugir um pouco do terceiro classificado.

O momento do arranque acabou por ser o mais complicado no turno de Pedro Couceiro. "Arranquei de quarto, mas logo na primeira curva gerou-se uma grande confusão e eu para evitar os toques tive de passar pela gravilha e caí para nono. Procurei impor um bom ritmo, mas não de máximo ataque para poupar os pneus para o turno do Manuel. Entreguei o carro em oitavo e ele conseguiu ganhar quatro posições, o que é bom em termos de campeonato, embora os nossos companheiros de equipa tenham ficado mais longe", disse o português.

Manuel Gião ficou com o papel de recuperação de lugares, tarefa conseguida com êxito, embora o handicap não tenha permitido melhor que o quarto posto. "Sabíamos que não teríamos vida fácil, pois tínhamos 15 segundos de handicap e a confusão da primeira volta atrasou-nos ainda mais. Conseguimos ser quartos, embora a suspensão continue a não estar a funcionar correctamente, o que nos impede de ser mais agressivos na abordagem dos corretores. Amanhã saímos muito de trás e apesar de termos reduzido o handicap, este continua a ser de 10 segundos, o que dificulta muito a nossa tarefa", explicou o piloto nacional

Amanhã tem lugar o warm-up logo de manhã, para às 12h30 (11h30 em Portugal) se desenrolar a segunda corrida, que terá transmissão directa na SportTv3.


Resultados da Primeira Corrida:
1º Fassler/Moser - Ferrari 430 GT2, 35 voltas em 1h01m01,033s
2º Maceratesi/Montermini - Ferrari 430 GT2 a 24,297s
3º Pasini/Bonetti - Ferrari 430 GT2 a 38,968s
4º Gião/Couceiro - Ferrari 430 GT2 a 53,321s

Campeonato:
1º Maceratesi/Montermini - 125 pontos
2º Gião/Couceiro - 112
3º Lietz/Roda - 109

20/09/2008

Fonte: Tudo Sobre Rodas
« Última modificação: 24 de Setembro, 2008, 14:16:41 por Tiffosi »





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pedro Couceiro / Manuel Gião
« Responder #17 em: 24 de Setembro, 2008, 14:20:07 »
Gião e Couceiro protagonistas em Magny Cours



A segunda corrida do Internacional GT Open que decorreu hoje em Magny Cours antevia-se especialmente difícil para a dupla lusa, que partiu do 12º lugar da grelha. Contudo, a determinação de Gião e Couceiro levaram-nos a protagonizar uma excelente recuperação que lhes permitiu terminar a prova no quarto lugar. Ocupam agora o terceiro lugar do Campeonato a apenas 11 pontos dos líderes.

Ficou a cargo de Manuel Gião o arranque, que conseguiu a par e passo e saindo incólume dos inúmeros incidentes, entregar o carro a Pedro Couceiro no sexto lugar: "Foi uma corrida com muita batida, mas conseguimos evitar os incidentes. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance. Melhor teria sido impossível. Lamentamos apenas alguma falta de andamento do carro, mas acreditamos que a equipa solucionará o problema para a próxima prova", disse.

Coube a Pedro Couceiro a segunda parte da corrida: "Com os 10 segundos de handicap caímos para o oitavo lugar, mas depois, com muita garra e determinação conseguimos subir até ao quarto posto. Estamos muito satisfeitos com o resultado, até porque com o número de voltas que o safety-car esteve em pista, a corrida acabou por ser ao sprint", disse.

"Com os dois quartos lugares conseguidos este fim-de-semana os pilotos do Ferrari F430 com o número quatro da Playteam consegue anular parte dos handicaps, estando agora apenas com uma penalização de cinco segundos para a jornada de Monza: Estamos na luta pelo título, e o facto de termos limpo parte dos handicaps vai-nos ajudar bastante na próxima ronda", concluiu Pedro Couceiro.


Resultados da Segunda Corrida:
1º Lietz/Roda - Porsche 997 RSR
2º Zonca/Belicchi - Porsche 997 RSR a 3.197
3º Monfardini/Frezza - Ferrari F430 a 8.026
4º Gião/Couceiro - Ferrari F430 a 9.430

Classificação do Campeonato:
1º Montermini/Maceratesi com 133 pontos
2º Lietz/Roda com 132 pontos
3º Gião/Couceiro com 122 pontos

Fonte: Tudo Sobre Rodas





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pedro Couceiro / Manuel Gião
« Responder #18 em: 30 de Setembro, 2008, 15:09:55 »
Pedro Couceiro e Manuel Gião querem regressar ao pódio  



Na semana passada em Magny Cours Pedro Couceiro e Manuel Gião conseguiram obter dois quartos lugares e acabaram por baixar ao terceiro posto do Internacional GT Open. Contudo, a dupla portuguesa continua na luta pelo título e parte para Monza com o objectivo de pelo menos chegar ao pódio nas duas corridas, para levar a decisão da competição para a última jornada em Barcelona no início de Novembro.

A visita a Monza representa a passagem pela pista mais rápida da temporada e que segundo Pedro Couceiro “é um traçado que favorece mais os Porsche. Contudo, estamos optimistas e o nosso objectivo passa por levar a decisão do campeonato para Barcelona, um circuito mais favorável ao Ferrari. Gosto muito de correr em Monza, que parece ser uma pista fácil, mas que qualquer pequeno erro de afinação pagasse muito caro, porque se pode perder muito tempo nas longas rectas. Apesar de termos cinco segundos de handicap para a primeira corrida estou optimista e acredito que podemos chegar ao pódio e talvez mesmo lutar pela vitória, embora pense que existem 12 carros com condições de discutir os primeiros lugares”, diz.

Manuel Gião tem em Monza uma das suas pistas de eleição. “Gosto muito de correr aqui e nas várias vezes que aqui competi as coisas saíram-me bem. Sabemos que o traçado favorece os Porsche, mas queremos alcançar dois bons resultados, para continuarmos na luta pelo título. Espero que possamos ter a suspensão melhorada, porque nesta pista pode fazer a diferença, uma vez que para se fazer bons tempos temos de atacar as chicanes. Temos cinco segundos de handicap para a primeira corrida, mas penso que teremos condições para estar na luta pelo pódio e talvez mesmo pela vitória”, afirma por seu turno Manuel Gião.

A jornada dupla de Monza terá, como sempre nesta disciplina, uma corrida no sábado e outra no domingo, ambas com transmissão directa na Sport TV3. Sábado a corrida de uma hora começa às 15 horas, enquanto no domingo a prova de 45 minutos tem início às 9h55.

Fonte: Tudo Sobre Rodas





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pedro Couceiro / Manuel Gião
« Responder #19 em: 06 de Outubro, 2008, 18:57:34 »
Manuel Gião e Pedro Couceiro estão na luta pelo título  



O espectacular segundo lugar conseguido hoje na segunda corrida do fim-de-semana do Internacional GT Open em Monza, permite à dupla Manuel Gião/Pedro Couceiro subir à vice-liderança da competição e ir para Barcelona, no início do Novembro, em condições de discutir o título, meta que está até acima do que foi planeado para este ano, em que o objectivo traçado passava por terminar o campeonato nos cinco primeiros.

Hoje coube a Manuel Gião efectuar o arranque e rapidamente o piloto português chegou ao quarto posto, para logo depois ganhar mais duas posições, aproveitando um desentendimento entre segundo e terceiro classificados. A partir desse momento teve de se defender de um adversário, ficando impossibilitado de ir em busca do líder, que tinha aproveitado também a confusão do início da segunda volta para ganhar vantagem. Após todas as equipas terem trocado de pilotos, Pedro Couceiro estava em segundo e começou a ganhar terreno ao comandante, mas dois pilotos atrasados no momento mais importante da recuperação impediu que o piloto nacional conseguisse ainda discutir a vitória.

Hoje foi a vez de Manuel Gião fazer o arranque e conseguiu subir rapidamente para segundo. “Fiz um bom arranque e subi para quarto. Depois o Bellichi tocou no Maceratesi e eu ganhei dois lugares. Foi uma corrida difícil, em que algumas zonas tinhamos de fazer trajectórias de chuva, porque havia algum óleo na pista. O nosso objectivo para este ano, que era ficar nos cinco primeiros está cumprido, mas agora vamos tentar ser campeões, sabendo que já não ficaremos abaixo de terceiro. Este fim-de-semana acabou por ser muito positivo, embora ontem pudesse ter sido um pouco melhor, não fosse o azar da saída de pista. Este é um traçado que os italianos e as equipas italianas conhecem muito bem, por isso o balanço é positivo e agora veremos o que sucede em Barcelona”, explicou.

Por seu lado Pedro Couceiro teve um turno mais tranquilo, embora “tivesse tentado ir buscar o líder da corrida. Penso que com mais duas voltas teria dado. Na altura crucial da recuperação apanhei em duas voltas seguidas dois pilotos atrasados. Não que tivessem quebrado o ritmo, mas fazem sempre perder algum tempo. Agora estamos no segundo lugar do campeonato, somos o melhor Ferrari e espero que em Barcelona possamos discutir o título, uma meta que não traçámos no início da época, mas que agora é possível. Certo é que o objectivo que colocámos no princípio da época está cumprido e iremos ao pódio no final do ano”, disse pouco depois de sair do pódio o português.

Resultados da segunda corrida:
1º Lietz/Roda - Porsche 997 RSR, 27 voltas em 51m17,655s
2º Gião/Couceiro - Ferrari 430 GT2 a 4,466s
3º Pompidou/Dumbreck - Ferrari 430 GT2 a 20,324s

Campeonato:

1º Lietz/Roda - 155
2º Gião/Couceiro - 143
3º Maceratesi/Montermini - 133 pontos

Fonte: Tudo Sobre Rodas





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pedro Couceiro / Manuel Gião
« Responder #20 em: 27 de Outubro, 2008, 19:28:36 »
Pedro Couceiro e Manuel Gião travam última batalha  



É no próximo fim-de-semana que Pedro Couceiro e Manuel Gião vão discutir o título do Internacional GT Open, na última jornada do campeonato em Barcelona. A dupla nacional está no segundo lugar e tem boas hipóteses de coroar o ano de estreia nesta competição com a subida ao lugar mais alto do pódio, mas a ronda no circuito da Catalunha promete muita luta, com mais duas formações lutarem pelo mesmo objectivo. Mas qualquer que seja o desfecho, Couceiro e Gião conseguiram já um desempenho fantástico na época de estreia no Internacional GT Open, sendo neste momento a equipa que mais vezes foi ao pódio ao longo da temporada.

Com uma experiência de mais de 25 anos de corridas, Pedro Couceiro sabe bem que as duas corridas em Barcelona vão ser “uma guerra. Mas vai ser bom. É muito positivo chegarmos a esta altura do ano a lutar pelo campeonato, quando a meta que traçámos no início da época apontava para um lugar nos cinco primeiros. Esta é uma competição extremamente competitiva, com cerca de 10 equipas em condições de lutarem pelo pódio em todas as corridas. Fomos a formação que mais vezes conseguiu ficar no pódio ao longo da época, o que só pode ser um motivo de satisfação para nós. Somos já campeões por equipas, juntamente com o Montermini e o Maceratesi, pelo que este fim-de-semana vamos só pensar no campeonato de pilotos e vai ser preciso fazer muitas contas. Sabemos que temos handicap de 10 segundos para a primeira corrida, mas penso que vamos estar em condições de discutir as primeiras posições”, explica Couceiro.

Por seu lado Manuel Gião está também muito confiante, sobretudo “porque sinto que a equipa está muito mais connosco do que esteve ao longo do ano, o que naturalmente motiva ainda mais. A pressão está do lado dos nossos adversários, nós somos estreantes e traçámos como meta os cinco primeiros, o que já está garantido. Agora se pudermos ser campeões não vamos ficar em segundo. É uma pista de que gosto, embora não seja a minha preferida, e penso que será boa para a Ferrari. No entanto, acredito que os Porsche também estarão fortes. Vai ser um fim-de-semana de muita concentração, em que vamos estar permanentemente a fazer contas”, diz Gião.

O encerramento da temporada em Barcelona terá, como habitualmente duas corridas, uma no sábado e outra no domingo, ambas com transmissão na Sport TV3. Sábado em diferido a partir das 17h20 e no domingo em directo às 11h30.

Fonte: Tudo Sobre Rodas





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pedro Couceiro / Manuel Gião
« Responder #21 em: 03 de Novembro, 2008, 17:38:21 »
Manuel Gião e Pedro Couceiro cedem vitória em benefício da equipa  



Manuel Gião e Pedro Couceiro foram os vencedores da última corrida da temporada do Internacional GT Open, mas os interesses da equipa obrigaram a dupla nacional a abrir mão do triunfo na fase final da corrida, para que os companheiros de equipa Andrea Montermini e Michele Maceratesi garantissem o título de pilotos. Ainda assim, foi mais uma subida ao pódio e a garantia de uma extraordinária temporada da dupla nacional, que termina em terceiro um campeonato muito difícil e equilibrado, sendo de longe os melhores estreantes e também a formação que mais vezes subiu ao pódio, oito.

A corrida começou debaixo de muita chuva e foi necessária a presença do safety car. Após a saída deste Manuel Gião estava no segundo posto e quando começaram as trocas de pilotos passou para a frente. Optando por parar mais tarde, o piloto português conseguiu garantir uma margem que quando entregou o carro a Pedro Couceiro este estava na frente. Até final a corrida esteve sempre controlada, mas a necessidade de não correr riscos que retirassem o título de pilotos aos companheiros de equipa, obrigaram Couceiro a baixar o ritmo, acabando por ser passado na última volta.

Manuel Gião foi hoje o piloto que fez o arranque e estava com um ritmo impressionante. “Na fase inicial fiquei a segurar o Lietz, mas ele começou a ficar tão para atrás que coloquei o meu ritmo. Estava tão mais rápido que toda a gente, que passei o Maceratesi e fui-me embora. A equipa mandou-me entrar muito cedo, porque penso que se isso não acontecesse teríamos tido uma vantagem maior nessa altura. Mas depois foi necessário pensar na equipa e na fase final o Pedro teve de levantar o pé. Foi pena o que se passou ontem, tanto na qualificação, que nos atrasou, como na corrida, porque se as coisas tivessem corrido bem, penso que poderíamos ter sido campeões e para o ano acredito que podemos lutar de novo pelo título”, disse no final, muito satisfeito com o oitavo pódio da temporada.

Também Pedro Couceiro estava muito contente com o resultado da equipa hoje. “Foi uma vitória nossa, mas que por interesses da equipa tivemos de abrir mão. Nós já não podíamos ser campeões depois do incidente de ontem e por isso tínhamos de trabalhar para a equipa. De qualquer das formas foi uma corrida fantástica da nossa parte e só podemos estar contentes por termos sido a equipa que mais vezes foi ao pódio ao longo do ano. Gostava de ter ganho a corrida, mas não podíamos correr riscos. O terceiro lugar é muito bom no ano de estreia no Internacional GT Open e estamos muito satisfeitos com o que fizemos ao longo da temporada”, afirmou por seu lado Pedro Couceiro.

Campeonato:

1º Maceratesi/Montermini - 177 pontos
2º Lietz/Roda - 170
3º Gião/Couceiro - 161

Fonte: Tudo Sobre Rodas