Autor Tópico: Motor Rotativo "wankel"  (Lida 2265 vezes)

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Pneo88

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Motor Rotativo "wankel"
« em: 21 de Janeiro, 2008, 02:32:22 »
Motor Rotativo "Wankel"




O motor Wankel é um tipo de motor a explosão, inventado por Felix Wankel, que utiliza rotores em forma de triângulo em vez do conjunto embulo-biela dos motores convencionais alternativos.

História

«A idéia do rotor rotativo revolucionou o mundo», afirmava em 1955 a publicidade da firma alemã NSU, uma das que adquiriram a patente do motor rotativo idealizado e realizado por Félix Wankel. «Neste tipo de motor não existe a árvore de manivela. Por esta razão, o novo motor funciona com tanta suavidade sendo, ao mesmo tempo, muito robusto». Era a primeira vez que o motor de explosão convencional tinha um rival aparentemente capaz de quebrar a sua hegemonia.

Mas as coisas não seriam tão simples como pensavam alguns. Após a primeira euforia, veio a ressaca e a maioria das marcas interessadas no motor rotativo acabaram por recuar e abandonar o seu desenvolvimento. O conceito essencial era e é simples na sua formulação, mas difícil na sua aplicação. Trata-se de um motor compacto que precisa de muito menos peças que um convencional, mas a sua fabricação resulta ser mais caro e não cumpre tão facilmente com as normas, cada vez mais exigentes, sobre o consumo e a poluição.

Apesar das suas indiscutíveis qualidades de eficácia mecânica, baixo nível de vibrações e ruído e utilização de pouco espaço para o motor, o motor ainda não conseguiu destronar o de pistões (Ciclo de Otto) de movimento alternativo, com longos anos de uso e um notável grau de aperfeiçoamento técnico e, consequentemente, econômico.


Funcionamento

Esse motor consiste essencialmente em uma câmara cujo formato interno se aproxima da forma de um oito, chamada de Percicloide de 2 Lóbulos. Dentro dela, um rotor mais ou menos triangular, gira de forma excentrica com relação ao eixo principal, que equivale ao virabrequim dos motores alternativos. As formas destes dois elementos são tais que enquanto os cantos do rotor estão sempre equidistantes das paredes da câmara - e muito próximos a elas, formando uma vedação - eles sucessivamente aumentam e diminuem o espaço entre os lados convexos do triângulo - o rotor - e as paredes da câmara.

Assim, se uma mistura for injetada numa das câmaras, quando está aumentando de tamanho, será comprimida na redução subsequente de volume, enquanto o rotor, ou pistão, gira. Deste modo, o ciclo clássico de quatro tempos - admissão, compressão, explosão e exaustão - é produzido e, além disso, as três faces do rotor estão em três fases diferentes do ciclo, ao mesmo tempo.



Retirado do Wikipedia

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« Última modificação: 21 de Janeiro, 2008, 05:33:38 por Bmwista »

BrunoMOF

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Motor Rotativo "wankel"
« Responder #1 em: 21 de Janeiro, 2008, 05:18:57 »
Sim senhor! Tudo arranjadinho como manda a lei!
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Bigluisao

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« Responder #2 em: 21 de Janeiro, 2008, 11:24:48 »
Já conhecia a história do motor Wankel, e conheço bem; 1º porque sempre me interessei por este tipo de inovações; 2º porque fui vendedor da Mazda, que como devem saber foi a única marca a desenvolver e a comercializar de série o motor de rotores Wankel!

Exemplo concreto deste desenvolvimento foi o Mazda RX7 e mais recentemente o RX8. Ambos vinham de série equipados com estes motores, o que acabou por provar a alta fiabilidade e o excelente desempenho destes motores!

Cumps,
Luís

BrunoMOF

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Motor Rotativo "wankel"
« Responder #3 em: 21 de Janeiro, 2008, 12:57:40 »
É verdade, a Mazda é única interessada nesse tipo de motor. É interessante que a cada volta do rotor, resulta directamente em movimento mecanico sem precisar de transformação. A Mercedes também desenvolveu um motor mas teve pouca sorte.
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LB

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Motor Rotativo "wankel"
« Responder #4 em: 21 de Janeiro, 2008, 21:06:57 »
e o NSU Wankel????

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Motor Rotativo "wankel"
« Responder #5 em: 21 de Janeiro, 2008, 21:39:15 »
E é o único tipo de motor actual capaz de funcionar a hidrogéneo sem grandes alterações, devido à câmara de admissão estar a uma temperatura relativamente baixa quando comparada com a câmara de combustão.

Agora vem a pergunta dificil:

Porque não desenvolvem bastante mais este tipo de tecnologia?

Perguntem aos "mans" do petro.....
Mário Ribeiro
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BrunoMOF

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Motor Rotativo "wankel"
« Responder #6 em: 22 de Janeiro, 2008, 21:17:00 »
O avanço tecnologico dos motores alternativos está muito mais avançado que o dos rotativos, as prestações são diferentes. Ainda faltam uns anos para estes motores entrarem em grande, mas também não há interesse neles.
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