Schumacher testou Yamaha e Ducati no Algarve ![](http://autosport.aeiou.pt/users/0/51/1f7b811e.jpeg)
Como estava previsto, o antigo campeão do Mundo de Fórmula Um, Michael Schumacher, que ontem assistiu às última prova do Mundial de Superbikes, que marcou a inauguração do Autódromo Internacional do Algarve, esteve hoje na pista algarvia a testar as motos da Yamaha e Ducati.
O sete vezes campeão do Mundo, que este ano tem vindo a dedicar-se com algum interesse e assiduidade ao motociclismo de competição, deslocou-se propositadamente ao nosso país para testar a Yamaha YZF-R1, utilizada pelo australiano Troy Corser e o japonês Noriyuki Haga e Ducati 1098-F08, com que o campeão do Mundo Troy Bayliss dominou a corrida do passado domingo na pista de Portimão.
Schumi, que chegou ao circuito a meio da manhã, começou a reconhecer a pista algarvia, aos comandos da moto de Haga, completando 24 voltas ao circuito, as 14 primeiras com a moto de Haga e as restantes com as de Corser, ao longo das quais entrou por seis vezes nas boxes da equipa sedeada em Itália, para várias afinações que visaram principalmente colocar a moto de acordo com o seu gosto e estilo de pilotagem.
E foi aos comandos da moto de Haga, que o piloto alemão obteve a sua melhor marca na pista algarvia, parando o cronómetro em 1m50,48s.e ficando a menos de seis segundos da melhor marca (1m44,799s) realizada pelo nipónico nos treinos. Já com a moto de Corser, Scumacher sentiu mais dificuldades, muito por culpa das afinações demasiado radicais utilizadas pelo australiano, que não se adaptam ao estilo de condução do alemão. Com a moto campeã do Mundo, e ao contrário do esperado, dadas as suas anteriores experiências com a Ducati de MotoGP, Schumacher sentiu mais dificuldades do que as previstas, daí que tenha apenas efectuado 14 voltas, com cinco visitas às boxes, para tentar encontrar o melhor "set-up" próximo do seu estilo de condução. Apesar do muito trabalho dos técnicos da marca italiana, o alemão nunca teve a 1098-F08 ao seu gosto, rubricando a melhor volta em 1m52,82s, também longe do 1m44,647, realizado por Bayliss.
No final do dia, o piloto alemão começou por tecer algumas considerações sobre a pista ao "considerar que esta experiência serviu para confirmar como o traçado é espectacular, impressão com que já tinha ficado quando assisti à corrida pela televisão. Uma pista bela e técnica, com subida e descidas, à antiga, e também muito seguro".
O hepta-campeão do mundo de Fórmula Um, aproveitou também para agradecer aos responsáveis das equipas da Yamaha e técnicos "o trabalho e disponibilidades demonstrados na procura de encontrar a solução mais próxima do seu gosto e estilo de condução".
Questionado sobre a final do campeonato do Mundo, o ex-piloto da Ferrari não quis avançar muito, mas lá considerou, "que havia que dar os parabéns a Hamilton, e que apesar de ser difícil de perder, como aconteceu com Massa, este já sabe o que é preciso para ser campeão, e ainda tem muitos anos pela frente para concretizar esse sonho".
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Fonte:
Auto Sport