Autor Tópico: Como mudo o óleo da direcção assistida?  (Lida 8822 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Como mudo o óleo da direcção assistida?
« em: 13 de Outubro, 2011, 11:16:33 »
Viva,
Preciso da vossa ajuda. Quero mudar o fluído da direcção assistida de um Lancia Dedra 1.6 IE.
O problema é que nos manuais técnicos que tenho (Haynes do Punto e Tipo) falam da manutenção da direcção assistida mas não ensinam a mudar o fluído.

Tem algum bujon para tirar o óleo? É preciso sangrar? Alguém já mudou esse óleo?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Como mudo o óleo da direcção assistida?
« Responder #1 em: 13 de Outubro, 2011, 11:30:41 »
com uma seringa... tira o velho ao máximo que consigas... e depois mete novo..  repete umas quantas vezes se não estiveres satisfeito com a cor do bicho

Auto Repair : Replacing Power-Steering Fluid
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Como mudo o óleo da direcção assistida?
« Responder #2 em: 13 de Outubro, 2011, 12:28:22 »
Obrigado  :t_up:

No entanto tenho umas dúvidas:

1- No vídeo que puseste, o tipo fala que para esvaziar melhor o depósito devo levantar o carro e virar de um lado para o outro para que vá mais algum fluído para o depósito. Será com o motor ligado ou desligado?



2- Vi outro vídeo que recomenda fazer de forma diferente, que no fundo deve ser isto: esvaziar o depósito; encher com óleo novo; aliviar o engate da caixa de direcção onde entra o tubo que vem do depósito; ligar o motor e deixar sair o velho até começar a sair o novo; apertar.

Car Maintenance : How to Flush Power Steering Fluid



Este 2º método parece como se faz nos travões. Será melhor ou pior que o 1º?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Como mudo o óleo da direcção assistida?
« Responder #3 em: 13 de Outubro, 2011, 13:20:20 »
mas o sistema do segundo é diferente, alem de que por o carro a trabalhar sem fluído la da asneira, há quem diga que se sangram automaticamente... outros dizem que não... eu não me apetece arriscar ;)

o primeiro parece-me muito mais seguro
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Como mudo o óleo da direcção assistida?
« Responder #4 em: 13 de Outubro, 2011, 13:56:59 »
mas o sistema do segundo é diferente, alem de que por o carro a trabalhar sem fluído la da asneira, há quem diga que se sangram automaticamente... outros dizem que não... eu não me apetece arriscar ;)

o primeiro parece-me muito mais seguro

Não não.. o que eu percebi foi que, depois de tirar o máximo do velho, enchia de oleo novo e depois aliviava a junção entre o tubo que vem do depósito e a caixa da direcção, pondo a trabalhar para sair o óleo velho e apertar quando começar a sair novo. Mas ele fala fala e não mostra a fazer.

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Como mudo o óleo da direcção assistida?
« Responder #5 em: 15 de Outubro, 2011, 00:34:04 »
Já estive hoje a mudar!  :)

- Esvaziei e limpei o depósito;
- Tirei o tubo do depósito à bomba (para sair o óleo entre uma coisa e outra);
- Tirei o tubo na junção com a caixa da direcção para sair o óleo do tubo;
- Virei umas vezes a direcção de um lado ao outro até a caixa da direcção parar de atirar óleo para fora.

No manual fala que leva 0.75L de óleo, mas só devo ter conseguido atestar menos de meio litro de óleo novo lá para dentro. Portanto depois de botar a trabalhar passou logo de vermelho para preto.  :angry: :rolleyes:

Depois com a seringa esvaziei 2 vezes o depósito e enchi com óleo novo, mas ainda não passou de preto.

É suposto conseguir ficar mesmo vermelhinho?
« Última modificação: 15 de Outubro, 2011, 00:35:39 por Lourenço »

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Como mudo o óleo da direcção assistida?
« Responder #7 em: 15 de Outubro, 2011, 11:29:55 »
Isso manualmente pode-se fazer de duas formas:

- Sozinho: O método tradicional da seringa, como o Luke disse e bem, é o mais seguro e simples!

- Acompanhado: Tens 2 mangueiras no reservatório, uma que leva o fluido para a bomba e outra de retorno... Desligas a de retorno e conectas a uma mangueira transparente que vá dar a um balde ou a outro reservatório qualquer... Preparas o fluido novo, em quantidade suficiente para a capacidade do circuito + um extra de segurança. Colocas o carro a trabalhar e enquanto alguém vai virando a direcção de um lado para o outro vais começar a ver o fluido velho a retornar para o tal balde. Ao mesmo tempo tens de ir fornecendo fluido novo no depósito para que nunca baixe ao minimo (o circuito não pode desferrar ou apanhar bolhas de ar), quando começares a ver fluido novo no tubo de retorno é porque está bom!

Voltas a apertar o tubo no depósito e colocas a nível.

P.S.: Eu só ajudei a fazer isto 2 vezes e em nenhuma delas foi Fiat, mas penso que o método será equivalente para todos!Está feito!
« Última modificação: 15 de Outubro, 2011, 11:32:03 por Artur Branco »

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Como mudo o óleo da direcção assistida?
« Responder #8 em: 15 de Outubro, 2011, 11:39:44 »
Isso manualmente pode-se fazer de duas formas:

- Sozinho: O método tradicional da seringa, como o Luke disse e bem, é o mais seguro e simples!

- Acompanhado: Tens 2 mangueiras no reservatório, uma que leva o fluido para a bomba e outra de retorno... Desligas a de retorno e conectas a uma mangueira transparente que vá dar a um balde ou a outro reservatório qualquer... Preparas o fluido novo, em quantidade suficiente para a capacidade do circuito + um extra de segurança. Colocas o carro a trabalhar e enquanto alguém vai virando a direcção de um lado para o outro vais começar a ver o fluido velho a retornar para o tal balde. Ao mesmo tempo tens de ir fornecendo fluido novo no depósito para que nunca baixe ao minimo (o circuito não pode desferrar ou apanhar bolhas de ar), quando começares a ver fluido novo no tubo de retorno é porque está bom!

Voltas a apertar o tubo no depósito e colocas a nível.

P.S.: Eu só ajudei a fazer isto 2 vezes e em nenhuma delas foi Fiat, mas penso que o método será equivalente para todos!Está feito!

Não sei se percebi. É que no Lancia entre o reservatório e a bomba só há 1 tubo, e na explicação que dás, dá a entender que há 2 tubos entre a bomba e o depósito (1 para puxar e outro de retorno). Meti um esquema num post acima que mostra bem o que estou a dizer.

Eu penso que o problema foi ter ficado uma quantidade considerável de óleo na caixa de direcção. Na altura não me lembrei, mas posso de facto ligar um tubo muito fino à seringa para puxar o máximo de óleo que conseguir de dentro da caixa.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Como mudo o óleo da direcção assistida?
« Responder #9 em: 15 de Outubro, 2011, 12:03:46 »
Tens 3 tubos!  :t_up:

Isso é um circuito fechado! O fluído faz o percurso: deposito -» tubo 1 -» bomba (onde ganha pressão) -» tubo 2 -» caixa de direcção -» tubo 3 -» deposito...

Só não mexes no tubo que vai da bomba à caixa de direcção. Usas os outros dois!

Vê o boneco em anexo:
« Última modificação: 15 de Outubro, 2011, 12:07:51 por Artur Branco »

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Como mudo o óleo da direcção assistida?
« Responder #10 em: 15 de Outubro, 2011, 12:11:48 »
Não é assim senhor Lancisti!?  :help:

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

italianjob

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2071
  • Karma:
    +0/-0
Re: Como mudo o óleo da direcção assistida?
« Responder #11 em: 15 de Outubro, 2011, 12:15:24 »
Podes desapertar o tubo que esta ligado ca em baixo na caixa de direcção é por onde tiras mais oleo de 1 so vez.

Eu no meu troquei o ano passado , seringa e tubo de vacuo grande e esvazio o deposito e depois meto o tubo de vacuo dentro dos tubos de direcção assistida e vou ate onde der. eu consegui tirar 600mm e tambem levava 750mm .
lancia delta hf turbo 2.0 8v turbo (SOLD)
VW golf 2 1.6 GTD CL+ (SOLD)
fiat punto 55S (SOLD)
fiat punto GT 1  all stock (SOLD)
fiat punto GT 2
Lancia thema 2.0 16v turbo (ha venda)
Audi A6 avant 1.9 TDI

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Como mudo o óleo da direcção assistida?
« Responder #12 em: 15 de Outubro, 2011, 12:31:14 »
Tens 3 tubos!  :t_up:

Isso é um circuito fechado! O fluído faz o percurso: deposito -» tubo 1 -» bomba (onde ganha pressão) -» tubo 2 -» caixa de direcção -» tubo 3 -» deposito...

Pois assim já faz sentido na minha cabeça. É que não consegui perceber como é que aquilo funcionava só com os tubos que vi.. Como vi no esquema só os 2 tubos, ontem andei de volta daquilo e não reparei nesse 2º tubo ligado à bomba. Parece um bocado parvo não ter reparado, mas não reparei mesmo!!  :D

Podes desapertar o tubo que esta ligado ca em baixo na caixa de direcção é por onde tiras mais oleo de 1 so vez.

Eu no meu troquei o ano passado , seringa e tubo de vacuo grande e esvazio o deposito e depois meto o tubo de vacuo dentro dos tubos de direcção assistida e vou ate onde der. eu consegui tirar 600mm e tambem levava 750mm .

Sim sim, agora com a história dos 3 tubos já percebi. Volto a sacar tudo o que puder com seringa+tubinho e soltando tubos para vazar. Depois monto tudo e encho com óleo novo, mas não ligo o tubo de retorno ao depósito que é por onde vai sair o velho. Já percebi como posso fazer.

Pena é que já não me sobra óleo para fazer isso hoje.. para o próximo fim de semana faço isso e depois dou notícias.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Como mudo o óleo da direcção assistida?
« Responder #13 em: 15 de Outubro, 2011, 12:33:06 »
No eper onde sacaste o "boneco", no esquema seguinte tens lá o 3º tubo, salvo erro assinalado com o nº9!  :wacko:

 :t_up:

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0