Autor Tópico: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram  (Lida 6116 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

formigao

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 143
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #15 em: 17 de Maio, 2012, 01:03:25 »
olha o grande conselho que te dou para não teres problemas tão cedo é substituires bimassa ,embraiagem e bomba, mas a primeira coisa a fazeres devido a tanta duvida é sangrar a bomba, depois se o problema continuar passas para a fase seguinte, que é tirar caixa fora, ai analizas o estado da embraiagem e do bimassa, mas com os teus km não acredito muito que não tenhas que por bimassa, mas á casos e casos,mas um trabalho 100% limpo e para não teres mais problemas desses tão depressa é pores tudo novo,barato não é, a mão de obra é a mesma, as peças é que já são outras, mas se pensares um pouco, agora metes disco e prato gastas x e daqui a uns meses ou semanas tens o bimassa nas lonas que eles não valem nada, depois é mais x mão de obra e mais x o resto, pensa bem, mas não te esqueças de ver primeiro a bomba pois por vezes o pessoal deixa as pastilhas ir muito abaixo e o oleo dos travoes que é o mesmo da embraiagem desce abaixo do nivél e desferra a bomba.

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #16 em: 17 de Maio, 2012, 01:32:59 »
Eu sei que é o ideal mas é realmente muito € para o uso que faço do carro e o tempo que pretendo ficar com ele.  :wacko:

Tocaste num ponto muito importante e que eu proprio agora me lembrei. Como alguns users daqui sabem, eu andei com as pastilhas a avisar que teria de fazer a mudança mas como nem faço mts km deixei andar mas descobri que teria tambem os discos empenados entao passado quase 7 meses mudei o conjunto de travagem (faz agora 15 dias +/-) mas nao mudei o oleo dos travoes. Eu nao sabia que o oleo dos travoes tambem tinha influencia na embraiagem. Quanto me aconteceu isto da 1a nao entrar numa das vezes (ate me esqueci de dizer) pareceu-me que o pedal da embraiagem prendeu um pouco a meio do curso quando eu ja estava a tirar o pe (tipo colar) foi uma coisa de segundos. Pode nem ter nada a ver mas andei + de meio ano com as pastilhas gastas.

A embraiagem nao ta grande coisa porque o solavanco nao é normal mas como é que vejo o nivel de oleo dos travoes? Assim ja tiro as duvidas...


Obrigado pela ajuda.
« Última modificação: 17 de Maio, 2012, 01:34:32 por AndreS »

formigao

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 143
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #17 em: 17 de Maio, 2012, 01:51:35 »
o nivel está lá no recipiente, e pelo que me estás a contar tens mesmo a bomba desforrada mas como meteste pastilhas novas o nivel já subiu e vais achar "não, daqui não é porque está a nivel" o que não é bem verdade, porque o nivel de oleo vai descendo conforme o desgaste das pastilhas e quando se põe novas volta a subir, só que o tubo que alimenta a bomba de embraiagem está mais acima do nivel minimo dos travões dai a bomba ficar sem oleo e desforrar, não sei se me estou a fazer entender, mas pelo menos estou a tentar, mas se não quiseres gastar dinheiro faz assim, localiza a purga da bomba que está junto á caixa, arranja um tubo que entre justo na purga, tem que entrar justo para não ganhar ar, o tubo na outra ponta enfias no reservatorio do oleo e mergulha bem fundo e de maneira a que não salte fora, com uma chave 8 ou 10 agora não sei bem qual é, abres a purga, basta meia volta, vais dentro do carro e bombeias o pedal da embraiagem com a mão pois ele vai ter tendencia a não vir para cima tens que o puchar, bombeias 20 vezes que chega bem, voltas lá á frente e apertas bem a purga, desligas o tubo tens que ter cuidado pois vai estar cheio de oleo, e fechas o deposito de oleo, vais dentro do carro e vais bombear até ganhar a sua pressão normal o que te dá umas 20 ou 30 vezes tambem, atenção bombeia sempre devagar não muito depressa que não vale a pena, e pronto já está é só experimentares.

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #18 em: 17 de Maio, 2012, 22:17:54 »
Formigao, muito obrigado pela ajuda. Amanha vou levar a um bosch car service para ter uma segunda opiniao.

Deixo aqui o que o chefe de oficina me disse.


"Em resposta á situação posta e pelo acontecimento descrito, leva a crer que o problema não será da embraiagem em si, mas da bomba de embraiagem.
 
Quando uma embraiagem tem desgaste (natural, ou por uso indevido) apresenta alguns sintomas tais como:
 - Rotação do motor bastante elevada e viatura não desenvolve
 - As velocidades custarão sempre a entrar, e não ocasionalmente.
 - O pedal de embraiagem fica muito duro.
 - Na fase final da embraiagem basta pressionar levemente o pedal de embraiagem que as velocidades entram.
 A experiência que poderá fazer quando isso acontecer será, pressionar varias vezes(injectar) o pedal de embraiagem para ver se ele ganha pressão e se as velocidades entram normalmente.
 De qualquer das maneiras o ideal seria passar por cá para verificar ao certo o ponto da situação. "

Obrigado mais uma vez pela ajuda de todos. Em breve dou noticias.
Cumprimentos

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #19 em: 19 de Maio, 2012, 01:27:44 »
Novidades... Para ja fiquei bastante contente com o servico. Mal cheguei o chefe da oficina nem foi de teorias "mandou-me" para o lugar do lado e foi ele a conduzir, fomos dar uma volta para testar. Mal entra e mete o pe na embraiagem diz logo: " isto nao tem pressao... este pedal nao tem pressao mas ja vamos ver.. "

Fomos entao dar uma pequena volta e pelo que viu a embraiagem ta boa e explicou.me o porquê de acontecer so na 1a e marcha atras porque pelo que percebi sao as mudanças onde é mesmo necessario embraiagem para as engrenar e a razao pelo qual o pedal da embraiagem ta a pegar mt em baixo é porque supostamente há falta de pressao e nao deixa meter as mudanças. Depois ate perguntei se quando a embraiagem estava desgastada pegava mt em cima ou em baixo e ele disse-me que quando ta gasta o normal é pegar em cima , ao contrario do que o senhor do J.ALVES me disse que mal viu onde o pe tava a pegar disse logo que era a embraiagem.

Eu disse que depois de me mudarem os discos e pastilhas que nao mudaram o oleo dos travoes e a unica coisa que fizeram depois de montar tudo foi carregar 2/3x no pedal do travao.

Vao entao sangrar todo o circuito do oleo dos travoes e em principio sera problema na bomba da embraiagem. Em ultimo caso sera a embraiagem mas pelo que percebo e ele tambem me confirmou a embraiagem nao ta a patinar, nem ta com grande desgaste mas como é normal so depois de mexerem a fundo no carro é que conseguem ver melhor.

Quando me estava a explicar o porquê de acontecer so em 1a e marcha atras mostrou como é possivel meter 2a/3a/4a/5a e ate reduzir sem carregar na embraiagem. Nunca tinha visto fazerem aquilo, nao arranhou nem fez nenhum barulho estranho  :o

2a feira vou deixar la o carro e vao comecar pelo mais basico que é sangrar todo o circuito e pelo que me disse ele está mais inclinado para a causa ser a bomba de embraiagem. Alguem sabe quanto custara a substituiçao da bomba? É complicado mudar? (tipo embraiagem que tem que se tirar a caixa de velc. fora )

Cumprimentos
« Última modificação: 19 de Maio, 2012, 02:13:12 por AndreS »

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 865
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #20 em: 20 de Maio, 2012, 14:48:34 »
um dos GPunto que tivemos na empresa levou uma bomba da embraiagem e os sitomas, no inicio era um aviso para verificar o nivel de oleo dos travoes, na fiat repuseram o nivel e o aviso desapareceu, passados uns dias o pedal da embraiagem de vez enquando ficava no fundo e não subia, mas as mudanças entravam sempre bem....
FIAT UNO 45 S EVOLUTION, 1990 -

FIAT PUNTO 1.2 ELX 16V, 2001 -

FIAT PUNTO 1.3 MJET, DYNAMIC, 2003 -

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #21 em: 23 de Maio, 2012, 12:59:04 »
Bombito de embraiagem mudado e sangramento do oleo. 89€ com mao de obra e iva num bosch car service. Gostei muito do servico, o chefe de oficina é muito prestavel e tanto antes de deixar o carro como antes de o levantar fomos dar uma volta para sentir diferenças.. noto que as mudanças entram com maior suavidade e noto que as proprias passagens tambem sao suaves (ja nao dá tanto aquele solavanco). O pedal ta igualmente leve mas noto que faz pressao desde cedo ao contrario de antigamente que so +/- perto do fim é que fazia mais força.

Agora é juntar € para daqui a 2 mesitos +/- ir à revisao dos 120.000.

Obrigado a todos que ajudaram e espero que tenha ficado resolvido, pelo menos noto diferenças para melhor.

Cumprimentos
« Última modificação: 23 de Maio, 2012, 13:33:47 por AndreS »