Magic Parking (clica na imagem)Sistema auxiliar de estacionamento semi-automático
A procura de um lugar para estacionar é, por vezes, uma operação difícil nas cidades com alta densidade de trânsito. E, quando se encontra, a exiguidade do local pode, por vezes, resultar em manobras um tanto complicadas. Assim, o Lancia Delta propõe um inovador sistema auxiliar de estacionamento que ajuda o condutor a reconhecer se uma determinada área tem as dimensões adequadas e a efectuar as manobras necessárias para parquear a viatura. Numa primeira fase, o sistema mede o comprimento do espaço livre e assinala se é suficiente para o automóvel. Depois, efectua automaticamente a viragem do veículo durante a marcha-atrás, deixando ao condutor apenas a tarefa de regular a velocidade com o acelerador e o travão.
Com uma só manobra, o automóvel coloca-se numa correcta posição em paralelo, optimizando a inserção no espaço livre disponível, a fim de limitar o número de manobras de alinhamento por parte do condutor. Obviamente, este tem pleno controlo de toda a operação actuando sobre os pedais e pode desactivar o sistema através do volante ou desengrenando a marcha-atrás ou ainda carregando na tecla específica.
O coração do sistema é um radar instalado nos lados direito e esquerdo do veículo, no interior do pára-choques da frente. O feixe de radar é enviado em direcção ao espaço à direita (ou à esquerda) e o eco é captado pelo sensor que constrói um mapa da zona entre os automóveis estacionados, "vê" o espaço livre e identifica outros eventuais obstáculos. Paralelamente, com base nas informações provenientes da medição da velocidade das rodas, o sistema consegue medir o comprimento da área livre.
O condutor é informado da presença de um lugar adequado para estacionar desde que o comprimento seja compatível com as dimensões do veículo acrescido de 130 centímetros (65 cm para a frente e 65 cm para trás), ou seja, pelo menos 5,82 metros. Um sinal acústico indica o reconhecimento de um espaço apropriado e no ecrã surge a informação do número de fases necessárias para a manobra.
Se o condutor considerar a zona de parqueamento apropriada, basta inserir a marcha-atrás e o sistema controla a dinâmica lateral da viatura através da direcção eléctrica, podendo o condutor tirar as mãos do volante e comandar exclusivamente a velocidade do veículo com os pedais do acelerador e do travão: nesta fase, a velocidade máxima permitida é de 7 km/h e, caso se pretenda interromper a intervenção do sistema, basta recuperar o controlo do volante.
Fonte:
Lancia Automobiles Portugal (FGAP)