Autor Tópico: Magic Parking  (Lida 2650 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Magic Parking
« em: 09 de Outubro, 2009, 17:07:36 »
Magic Parking



(clica na imagem)

Sistema auxiliar de estacionamento semi-automático

A procura de um lugar para estacionar é, por vezes, uma operação difícil nas cidades com alta densidade de trânsito. E, quando se encontra, a exiguidade do local pode, por vezes, resultar em manobras um tanto complicadas. Assim, o Lancia Delta propõe um inovador sistema auxiliar de estacionamento que ajuda o condutor a reconhecer se uma determinada área tem as dimensões adequadas e a efectuar as manobras necessárias para parquear a viatura. Numa primeira fase, o sistema mede o comprimento do espaço livre e assinala se é suficiente para o automóvel. Depois, efectua automaticamente a viragem do veículo durante a marcha-atrás, deixando ao condutor apenas a tarefa de regular a velocidade com o acelerador e o travão.

Com uma só manobra, o automóvel coloca-se numa correcta posição em paralelo, optimizando a inserção no espaço livre disponível, a fim de limitar o número de manobras de alinhamento por parte do condutor. Obviamente, este tem pleno controlo de toda a operação actuando sobre os pedais e pode desactivar o sistema através do volante ou desengrenando a marcha-atrás ou ainda carregando na tecla específica.

O coração do sistema é um radar instalado nos lados direito e esquerdo do veículo, no interior do pára-choques da frente. O feixe de radar é enviado em direcção ao espaço à direita (ou à esquerda) e o eco é captado pelo sensor que constrói um mapa da zona entre os automóveis estacionados, "vê" o espaço livre e identifica outros eventuais obstáculos. Paralelamente, com base nas informações provenientes da medição da velocidade das rodas, o sistema consegue medir o comprimento da área livre.

O condutor é informado da presença de um lugar adequado para estacionar desde que o comprimento seja compatível com as dimensões do veículo acrescido de 130 centímetros (65 cm para a frente e 65 cm para trás), ou seja, pelo menos 5,82 metros. Um sinal acústico indica o reconhecimento de um espaço apropriado e no ecrã surge a informação do número de fases necessárias para a manobra.

Se o condutor considerar a zona de parqueamento apropriada, basta inserir a marcha-atrás e o sistema controla a dinâmica lateral da viatura através da direcção eléctrica, podendo o condutor tirar as mãos do volante e comandar exclusivamente a velocidade do veículo com os pedais do acelerador e do travão: nesta fase, a velocidade máxima permitida é de 7 km/h e, caso se pretenda interromper a intervenção do sistema, basta recuperar o controlo do volante.

Fonte: Lancia Automobiles Portugal (FGAP)
« Última modificação: 09 de Outubro, 2009, 17:15:55 por Luke »





CarlosLucas

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1683
  • Karma:
    +7/-12
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Re:Magic Parking
« Responder #1 em: 09 de Outubro, 2009, 19:33:57 »
Practicamente igual salvo erro ao do Prius. Já não era sem tempo de os italianos terem um sistema assim.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Magic Parking
« Responder #2 em: 10 de Outubro, 2009, 01:28:35 »
Praticamente igual salvo erro ao do Prius e a outras marcas ou modelos, este sistema existe desde que o novo Delta foi lançado em Portugal é novidade.

Considerado por todas as marcas, Portugal não é o melhor mercado.