Autor Tópico: Distribuidor de uno FIRE  (Lida 2052 vezes)

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pedro303

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Distribuidor de uno FIRE
« em: 24 de Março, 2010, 12:33:25 »
Boas, gostava de colocar uma questão técnica acerca dos distribuidores do motor FIRE. Em 2005, comprei um distribuidor novo para o meu uno e ele foi afinado com a pistola para o ponto certo. O carro ficou a andar bem. No verão do ano passado, comecei a notar o carro a "grilar em esforço" então atrasei o distribuidor +/- 1 mm em relação à marca que tinha e ficou bom. Agora, voltou a fazer o mesmo, e voltei a atrasar, neste momento já tem uns 3 mm de atraso. A unica coisa que troquei no distribuidor foi o módulo de avanço a vacuo pois ja estava furado. O distribuidor deve ter entre 100 a 110 mil Km. É normal isto acontecer?

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Re: Distribuidor de uno FIRE
« Responder #1 em: 24 de Março, 2010, 13:21:05 »
carros a carb sempre os afinei para lhes tirar o poço.... nunca foi com a pistola
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Re: Distribuidor de uno FIRE
« Responder #2 em: 24 de Março, 2010, 19:22:28 »
"grilar em esforço" tem duas unicas causas nos FIRE, ou o avanço de vacuo está estragado ou a mola de avanço centrifico no distribuidor foi mexida..

atenção que os distribuidores dos FIRE entre cilindradas não são identicos, o do 1108cc no 999cc vai logo grilar devido a curva do avanço centrifico ser diferente..

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pedro303

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Re: Distribuidor de uno FIRE
« Responder #3 em: 24 de Março, 2010, 23:48:21 »
"grilar em esforço" tem duas unicas causas nos FIRE, ou o avanço de vacuo está estragado ou a mola de avanço centrifico no distribuidor foi mexida..

atenção que os distribuidores dos FIRE entre cilindradas não são identicos, o do 1108cc no 999cc vai logo grilar devido a curva do avanço centrifico ser diferente..


O meu é o SE 101A, que é o correcto para o 999. O avanço de vacuo é novo. É normal as molas perderem a força?
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Re: Distribuidor de uno FIRE
« Responder #4 em: 24 de Março, 2010, 23:52:32 »
eu tenho um corsa A carburador, que realmente quando vou numa mudança pesada e vai em esforço ele grila....... eu é que nem tenho dado importância

será o mesmo que o teu?
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smokeme

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Re: Distribuidor de uno FIRE
« Responder #5 em: 26 de Março, 2010, 21:26:57 »

O meu é o SE 101A, que é o correcto para o 999. O avanço de vacuo é novo. É normal as molas perderem a força?

com o tempo as molas perdem força mas a causa mais comun é inventarem com elas  :P

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Re: Distribuidor de uno FIRE
« Responder #6 em: 29 de Março, 2010, 09:29:24 »
Por acaso ninguem mexeu nas molas. Então no caso de serem as molas a perder força, basta atrasar o ponto até deixar de grilar em esforço e em principio não deve haver problemas de maior? Não deve ser necessário trocar de novo o distribuidor? Pois se as molas perderem força, o ponto vai adiantar a rotações mais baixas do que o normal, pelo que percebi  :wacko: eu só noto que ele a frio custa mais a pegar mas depois de quente parece-me bem. Já agora ele está no estaleiro de pois de um encontro imediato com um citro xsara, bateu na roda da frente esquerda e foi amortecedores novos e braço de suspenção de mecânica, guarda-lamas novo e para-choques novo. Em principio hoje ou amanhã ja deve rolar de novo...
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Re: Distribuidor de uno FIRE
« Responder #7 em: 29 de Março, 2010, 19:08:33 »
o problema de atrasar o ponto é que se perde força em todo o lado, por causa de 20euros pelo corpo do distribuidor não compensa.. em tempos havia para venda so o kit do avanço centrifico mas duvido que ainda se encontre..

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Re: Distribuidor de uno FIRE
« Responder #8 em: 30 de Março, 2010, 09:39:39 »
o problema de atrasar o ponto é que se perde força em todo o lado, por causa de 20euros pelo corpo do distribuidor não compensa.. em tempos havia para venda so o kit do avanço centrifico mas duvido que ainda se encontre..

Hum... Se calhar vou dar uma vista de olhos nas molas daquilo, ainda lá tenho as do distribuidor original, pode ser que até estejam melhor. Já agora não é costume elas partirem?
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Re: Distribuidor de uno FIRE
« Responder #9 em: 30 de Março, 2010, 20:38:41 »
partir nunca vi, por norma so esticam.. a maioria das pessoas nem nota, so se nota o grilar com o motor em esforço numa mudança alta, o que a maioria assume ser a mudança errada..

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Re: Distribuidor de uno FIRE
« Responder #10 em: 30 de Março, 2010, 21:06:50 »
o tal kit que falas, comprei um por 26 euros, estava em stock a muito tempo, e sinceramente montei, mas a peça não encaixava bem, má construção!porque não vedava completamente a volta do distribuidor .
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Re: Distribuidor de uno FIRE
« Responder #11 em: 31 de Março, 2010, 19:35:17 »
o tal kit que falas, comprei um por 26 euros, estava em stock a muito tempo, e sinceramente montei, mas a peça não encaixava bem, má construção!porque não vedava completamente a volta do distribuidor .

o avanço centrifico não tem de vedar nada.. são apenas dois pesos e duas molas com characteristicas especificas..

o que veda é um oring que fica na arvore de cames e não tem nada a ver com o avanço centrifico que fica situado dentro do corpo do distribuidor..

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Re: Distribuidor de uno FIRE
« Responder #12 em: 31 de Março, 2010, 20:36:56 »
então confusão minha !!! ehehehe
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Re: Distribuidor de uno FIRE
« Responder #13 em: 01 de Abril, 2010, 02:44:17 »
Será que isso ainda se arranja? Já abri o meu e aparentemente tudo OK, pus um pouco de wd40, mas ficou na mesma. Tive foi que trocar o modulo de ignição pois ia ficando apeado, o carro parou numa subida e não pegava. esperei uns 3 ou 4 mins dei a chave sem acelerar e depois timidamente la começou a trabalhar, muito instavel, sem relanti, depois de umas aceleradelas la andou, já montei o novo a parece bem
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