0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sim eu sei que tem fap, e o oil deve ser 5w30 c2
«ACEA C3 engine oils are suitable for diesel engines fitted with diesel particulate filters (DPFs). Very similar to C2 but without fuel-economy requirements. Frequently matches specifications for BMW and DaimlerChrysler diesel cars. ACEA C3 oils may be unsuitable for use in some engines.»
Então num motor em que se recomende ACEA C2 usar C3 não deverá afectar a sua durabilidade (nem do FAP), certo?Sim. Os prarâmetros limite SAPS são os mesmos.Os óleo C2 são economizadores de energia (idem A5/B5). Os C3 são menos economizadores de energia, mas apresentam uma HTHS>3,5 (contráriamente á 2,9<HTHS<3,5 dos óleos C2). Digamos que os C3 'gastam mais mas protegem mais a altas temperaturas' que os C3.Se o recomendado para um motor é C2, deve-se usar C2 e não 'andar a inventar' e usar C3.
Hmmm, então porque razão os C2 geralmente são mais caros?Por 2 razões:- Por questões ligadas a cotas de mercado: Há menos carros a usar C2 que C3:C2 -> PSA, Toyota, Honda, Subaru, Fiat Multijet.C3 -> BMW, Mercedes, VW (a VW507.00 é de base C3), Hyundai/Kia, Nissan, GM/OPEL (a Dexos2 é de base C3)- Os aditivos para obter HTHS<3.5, são mais caros.
O meu bravo 1.6 mais 2/3 meses deve mudar o oleo, e vai levar o que vem recomendado no manual Selenia 5w30 WR PE, ou equivalente.