Autor Tópico: Tb - Cinquecento / Geral  (Lida 2558 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Tb - Cinquecento / Geral
« em: 11 de Novembro, 2008, 00:14:46 »
Ois pessoal entendido  :d_grin:

Tenho aqui um TB MonoPonto trabalhado e tenho uma dúvida... ou melhor... tenho várias.

O TB está todo montado (borboleta e corpo, injector e corpo de injecção, etc) e ainda não lhe fiz nada pois tenho que primeiro passar o carro na IPO.

O TB é originário do Punto60 e tem a borboleta maior. O injector também é do mesmo bloco 1200cc e vem com todas as peças associadas.

As minhas perguntas são:
-O que desmonto do meu do Cinquecento para passar para o TB trabalhado?

-Por aumentar o caudal de ar (mantendo o injector do Cento) não vou precisar de mais gasolina? Será que com do Cento e com mais 4mm de borboleta vou ter problemas?

Deduzo que por segurança deveria manter o injector que tenho no Cento pois não estou a alterar nada na centralina e não quero correr o risco de causar erros na mesma.

O meu mecânico falou-me dum sem número de peças que estão agarradas ao TB que me podem dar problemas (uma delas é um cilindro preto agarrado no exterior e outra é uma peça, também plástica, que julgo ligar a uma ficha).

Se não fui muito explícito na minha mensagem eu tentarei adicionar mais dados.
« Última modificação: 11 de Novembro, 2008, 00:22:44 por RuiG »

SEMPRE A FUNDO

spayz

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7740
  • Karma:
    +2/-1
Tb - Cinquecento / Geral
« Responder #1 em: 11 de Novembro, 2008, 00:33:55 »
nao tem qualquer problema fazer essa alteraçao, podes ver no topico do pete ele usou um tb de punto 75 e adaptou o injector do cinque k e so encaixar, o caudal e regulado pela centralina atravez da informaçao k recebe da sonda lambda.
« Última modificação: 11 de Novembro, 2008, 00:35:06 por spayz »
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Tb - Cinquecento / Geral
« Responder #2 em: 11 de Novembro, 2008, 00:44:56 »
Vou usar a foto do Pete para ilustrar ainda melhor a minha questão.



As duas peças pretas do lado direito... mudo-as ou mantenho-as?

SEMPRE A FUNDO

BooT

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 318
  • Karma:
    +0/-0
Tb - Cinquecento / Geral
« Responder #3 em: 11 de Novembro, 2008, 00:47:38 »
isso é só trocar de um para o outro. caso queiras manter o injector de origem e quiseres vender o do 60, avisa-me ;)

meti a cabeça do 1200 no 1100 e se calhar ia-me dar jeito um injector maior (a não ser que sejam iguais :P)

edit: só vi a foto agora. eu meti o TB do punto 75 no meu 55 e não alterei mais nada. apenas troquei essa peça que ai tens na foto e não mexi em peças nenhumas. e funciona tudo na boa ;)
« Última modificação: 11 de Novembro, 2008, 00:49:50 por BooT »

spayz

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7740
  • Karma:
    +2/-1
Tb - Cinquecento / Geral
« Responder #4 em: 11 de Novembro, 2008, 00:51:10 »
sao iguais do 1108 spi para o 1242 spi.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

spayz

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7740
  • Karma:
    +2/-1
Tb - Cinquecento / Geral
« Responder #5 em: 11 de Novembro, 2008, 00:51:50 »
e essas peças sao so para controlo de relantim e de acelarador, sao praticamente sensores de vacuo.
« Última modificação: 11 de Novembro, 2008, 00:52:58 por spayz »
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

PeteCunha

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • Torres Novas
  • 10189
  • Karma:
    +12/-4
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
Tb - Cinquecento / Geral
« Responder #6 em: 11 de Novembro, 2008, 00:53:18 »
camarada Rui... a diferença não é assim tanta... de 30, para 32 mm segundo consta... depois é preciso é calma... ao retirares o TB do teu cento, conserva-o na mesma... se algo não funcionar podes sempre voltar com a MOD atrás...

segundo sei, esse cilindro que falas é o motor passa-passa, ou lá como se chama... parece que serve para regular o relanti... quando eu mudei de TB retirei o meu e meti o "novo" e não troquei essa peça... e passado uns dias notei que o carro tinha o relanti muito baixo, a pontos de ás vezes me ir a baixo... perguntei como afinar o relanti e disseram-me que poderia ser disso... e que seria uma hipótese trocar o que eu tinha para o lugar do que lá está que pode não estar nas melhores condições... eu perguntei se afinando um parafuso que há onde tem o "gatilho do cabo do acelerador" se não resolveria... ele apertou um cadito aquilo e ficou nice... se eu notar o consumo maior vou experimentar a trocar esse tal motor... vamos ver...

eu diria que podes experimentar e ver se corre bem... em principio não vais estragar nada... a menos que entrem impurezas para o colector de admissão no acto da troca...

agora uma coisa é certa... se estavas céptico em relação á minha alteração de 30 para 39mm de TB, então acredita que as diferenças serão ainda menores nessa alteração, né? :) (a não ser que tenhas arranjado o TB de 36mm que eles falavam dos PSA's) :P

força aí camarada! depois dá notícias, hein? :)
« Última modificação: 11 de Novembro, 2008, 00:58:37 por PeteCunha »

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Tb - Cinquecento / Geral
« Responder #7 em: 11 de Novembro, 2008, 01:03:45 »
Pete - Não estava céptico nas melhorias... não fazem é milagres. E não são 39... são 38  :d_grin: Este como tem 34 trabalhados e à borla é de considerar. Olha que o meu problema nunca foi colocar o TB... a situação que não me agrada é desligar coisas no carro, como por exemplo a caixa do carvão. A vantagem daquele que tenho é que é tudo igual.

Boot - Vê a referência do teu que quando desmontar este digo-te o que tenho e vê-se isso.

O meu mecânico diz-me que realmente essa coisa do passo e a outra me podem dar problemas de centralina.
« Última modificação: 11 de Novembro, 2008, 01:07:23 por RuiG »

SEMPRE A FUNDO

PeteCunha

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • Torres Novas
  • 10189
  • Karma:
    +12/-4
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
Tb - Cinquecento / Geral
« Responder #8 em: 11 de Novembro, 2008, 01:16:42 »
tanto a minha régua... como o "peklise" lá o bacano torneiro acusaram 39mm... refiro-me ao "buraco" no fundo... (no do cinq é 30, no do 75 era 39)

mas então se o TB que arranjaste é em tudo igual ao do Cinq, qual é o problema? assim não desligas nada... eu desliguei a caixa do carvão... mas tu se não tens que desligar nada tens medo de que?

eu diria que se essa peça é igual à do cinq não tens que te preocupar (a menos que alguma dessas peças esteja avariada, o que não deve ser provável)... se quiseres e por precaução trocas essas peças antes de meteres o TB novo...

mas não te esqueças... a nossa centralina é inteligente... ela aprende logo tudo... basta uns minutos de condução para ele aprender a lição e o novo TB estar instalado!
« Última modificação: 11 de Novembro, 2008, 01:18:47 por PeteCunha »

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Tb - Cinquecento / Geral
« Responder #9 em: 11 de Novembro, 2008, 01:19:57 »
Também estou à espera do escape sem o catalizador e sem intermédia... vai ficar a fazer um cagaçal  :point:

A ver se monto isto no fds depois da IPO... coisa que falhou por causa da m***a dos faróis (já tenho uns novos montados).

O espaçador é que estou lixado. Acho que vou à Fiat comprar um pois não queria estar a alargar o que está agora montado no Cento.

Este está com 34 certos de borboleta.
« Última modificação: 11 de Novembro, 2008, 01:20:50 por RuiG »

SEMPRE A FUNDO

PeteCunha

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • Torres Novas
  • 10189
  • Karma:
    +12/-4
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
Tb - Cinquecento / Geral
« Responder #10 em: 11 de Novembro, 2008, 01:21:43 »
não tens nenhum espaçador para poder alargar? não consegues encontrar em nenhuma sucata?

já agora... a mim aconcelharam-me a desbastar as "quinas" da borboleta... coisas que acabei por não fazer... dizem que é para o ar passar melhor...  
« Última modificação: 11 de Novembro, 2008, 01:22:50 por PeteCunha »

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Tb - Cinquecento / Geral
« Responder #11 em: 11 de Novembro, 2008, 01:23:42 »
Não ando com muito tempo. Sucatas só mesmo quando for a Lisboa pois aqui é tudo uma cambada de chul*s (desculpem-me se ofendo alguém) e a oferta é limitada.

SEMPRE A FUNDO

PeteCunha

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • Torres Novas
  • 10189
  • Karma:
    +12/-4
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
Tb - Cinquecento / Geral
« Responder #12 em: 11 de Novembro, 2008, 01:29:07 »
mas um espaçador não deve ser assim tão caro... não sei...

é que sem ele não vale a pena! não te esqueças... se puseres o TB de 34, com o espaçador de 30, não te vale de nada, certo???

eu não vi, mas segundo parece, o buraco do colector de admissão é mais largo... eu não alarguei o meu... e o mecânico meteu-o lá sem o alargar...

BooT

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 318
  • Karma:
    +0/-0
Tb - Cinquecento / Geral
« Responder #13 em: 11 de Novembro, 2008, 02:13:28 »
o buraco do colector de admissão tem 39mm, o espaçador pode ser alargado até esses 39mm como é obvio. mas visto que tens 34mm é melhor ficares por aí :P

se o espaçador for mais largo que a borboleta tambem não fica grande coisa. um espaçador numa sucata custa cerca de 2€ se tanto

eu assim que o meu motor estiver a trabalhar, digo-vos qual a melhoria em trocar a cabeça do 1108 com a do 1242 ;) tem canais de ar maiores, valvulas maiores e cames mais agressivas, agora vamos a ver no que é que isso dá :P

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Tb - Cinquecento / Geral
« Responder #14 em: 11 de Novembro, 2008, 17:15:50 »
Pete - depois de teres suspensão e molas, filtro cónico, TB e escape já fizeste IPO? Achas que isso passa?

SEMPRE A FUNDO