Autor Tópico: O azulinho Fiat Regata 1900Td 1987  (Lida 8349 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

jcac

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 243
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O azulinho Fiat Regata 1900Td 1987
« em: 29 de Maio, 2010, 14:22:57 »
Comprei esta máquina do qual vou tentar arranjar algumas coisas para ficar com um ar apresentável.
O carro tem 161000 kms, é turbo diesel e só teve até agora um dono (estive a ver o livrete).
Experimentei e achei muito bom,assim que o meti a trabalhar abri o capo e trabalhava que nem um relógio,sem qualquer batida ou tipo barulhos de folgas,fiquei deveras surpreendido.
Comecei a andar nada de barulhos parasitas,existe sim uma grande folga na borracha da barra estabilizadora do qual quando desacelero o carro foge (isso vai ser reparado antes de o trazer).

As minhas questões são:
Este motor deu provas de fiabilidade?
Com estes kms já deve ter mudado a correia de distribuição?
Qual o óleo aconselhado?

Fotos do estado actual:


















Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: O azulinho Fiat Regata 1900Td 1987
« Responder #1 em: 29 de Maio, 2010, 19:09:51 »
um exemplar bastante interessante :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: O azulinho Fiat Regata 1900Td 1987
« Responder #2 em: 29 de Maio, 2010, 20:27:27 »
o melhor óleo é o melhor possível e na mudança novo filtro e de marca!

un 5W40 é o melhor; eu uso um BP Visco 7000 há mais de 200.000 Km´s (todos os carros) e não tenho nenhuma razão de queixa e está a metade do preço do que quando comecei a comprar!

há aí uns apologistas de que o Selénia é que é o melhor e os outros não prestam!


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: O azulinho Fiat Regata 1900Td 1987
« Responder #3 em: 30 de Maio, 2010, 01:30:13 »
5w40 para um diesel com 20 anos?.... não me parece!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: O azulinho Fiat Regata 1900Td 1987
« Responder #4 em: 30 de Maio, 2010, 01:32:53 »
pouco aconselhável........ muito fino.....
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: O azulinho Fiat Regata 1900Td 1987
« Responder #5 em: 30 de Maio, 2010, 09:10:02 »
então metam massa consistente !!!

é sempre a mesma conversa!

O óleo mão fica grosso quando está frio a mais nem fica fino quando está calor a mais!

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: O azulinho Fiat Regata 1900Td 1987
« Responder #6 em: 30 de Maio, 2010, 11:02:57 »
hum..... :deal:
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

jcac

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 243
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: O azulinho Fiat Regata 1900Td 1987
« Responder #7 em: 30 de Maio, 2010, 11:05:16 »
Não se chateiem por causa do óleo.  :sombrero: :sombrero:

Já ando a ver de umas jantes (salvo erro 4x98),dá logo outro ar ao Regata,também é a única coisa que vou meter sem ser de origem. :wub:

O turbo da maquina é o fiável kkk também usados nos Porches e alguns Audis,estive a ver, isto até tem I.C.  :d_grin:

Agora vou mudar óleos (todos,incluindo caixa),arranjar os podres,os estofos estão limpos (aquelas manchas já estão entranhadas,não saem  :( ) assim sendo vou optar por capas,depois lixar todo e tudo e uma pintura (banho).

Vou também ver o que se passa com o fecho centralizado mas isso mais para a frente,aos poucos espero-lhe vir a dar nova vida.  :fiat:

Obrigado a todos.

blackbee

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1011
  • Karma:
    +1/-0
    • http://
Re: O azulinho Fiat Regata 1900Td 1987
« Responder #8 em: 30 de Maio, 2010, 11:55:31 »
Bom exemplar tens ai, força com esse "pequeno restauro", vai pondo fotos para vermos a evolução.

ivito

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 391
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: O azulinho Fiat Regata 1900Td 1987
« Responder #9 em: 30 de Maio, 2010, 12:05:09 »
engraçado esse modelo e a disel para a poupança força ai nos pequenos retoques

kimo

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 3650
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Helder Silva - Vila das Aves
Re: O azulinho Fiat Regata 1900Td 1987
« Responder #10 em: 30 de Maio, 2010, 13:09:47 »
Que eu tenha conhecimento ha muito poucos utilizadores cá no forum com um carro igual ao teu ... vais ter de aparecer aos encontros para o pessoal tirar umas fotos da tua maquina junto com "os primos" llooll

jcac

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 243
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: O azulinho Fiat Regata 1900Td 1987
« Responder #11 em: 30 de Maio, 2010, 14:20:38 »
Que eu tenha conhecimento ha muito poucos utilizadores cá no forum com um carro igual ao teu ... vais ter de aparecer aos encontros para o pessoal tirar umas fotos da tua maquina junto com "os primos" llooll

Seria um prazer.
Em 1º tenho de lhe dar um ar apresentável.  :D

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: O azulinho Fiat Regata 1900Td 1987
« Responder #12 em: 31 de Maio, 2010, 12:06:53 »
é um "meio-irmão" do prisma :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

carlosfm

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 629
  • Karma:
    +0/-0
Re: O azulinho Fiat Regata 1900Td 1987
« Responder #13 em: 31 de Maio, 2010, 15:21:22 »
pouco aconselhável........ muito fino.....

Vamos já desfazer este mito, que esta desinformação vagueia por toda a internet e até os "mecânicos" da tanga vão na conversa.
A sério, há mecânicos que também têm essa conversa...

O óleo 5W40 é tão "fino" ou tão "grosso" como qualquer 10W40 ou até 15W40.
Trata-se de óleos multigraduados e isso por si só diz tudo. Ou devia...
O segundo número (40) indica a viscosidade do óleo à temperatura de trabalho do motor (estipulado em 100ºC como média).
Esse segundo número é sempre testado a 100ºC, em todos os óleos.
Todos esses 3 óleos que indiquei acima como exemplo têm um indice 40 quando o motor está quente.
Ou seja, iguais!

Mais fino seria por exemplo 5W30.
Mais grosso seria um 5W50.

O primeiro número é a temperatura "de inverno" e por exemplo um 5W40 só é mais fino NO ARRANQUE (a frio) do que um 10W40 abaixo dos -20ºC.
Em Portugal não há temperaturas destas...

Conclusão: os óleos multigrade ficam mais finos ou mais grossos conforme a temperatura a que são submetidos, sim senhor.

Concluindo, se um fabricante de automóveis especifica 10W40 para um determinado motor, não há nenhum problema em utilizar 5W40.
« Última modificação: 31 de Maio, 2010, 15:35:49 por carlosfm »
Citação de: carlosfm
Pah, tem que ter faísca, ou não presta.  ^_^

Piloto127

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 585
  • Karma:
    +0/-0
Re: O azulinho Fiat Regata 1900Td 1987
« Responder #14 em: 01 de Junho, 2010, 18:19:03 »
Obrigado pela informação Carlos, aprendi mais uma coisa sobre oleos.

Quanto á máquina isso requer uma bela de uma manutenção e um pintura XPTO.O bem do carro mesmo o facto de ser DIESEL...para os tempos que correm sempre tens um classico economico:)