Autor Tópico: motor fiat 127 de 903cc3 num de 769cc3 de um fiat 600d de 1970  (Lida 5922 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

tiko79

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
motor fiat 127 de 903cc3 num de 769cc3 de um fiat 600d de 1970
« em: 09 de Setembro, 2011, 13:00:22 »
bom dia possuo um fiat 600d de 1970 e gostaria de saber da compatibilidade de colocar um motor de fiat 127 de 900cc3 no lugar de um motor de 763cc3 de um fiat 600.
se for possivel se acarreta muito custos?
agradeço toda a ajuda que possa obter.
agradeço atençao
pedro

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: motor fiat 127 de 903cc3 num de 769cc3 de um fiat 600d de 1970
« Responder #1 em: 09 de Setembro, 2011, 14:25:22 »
Qual o objectivo?
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: motor fiat 127 de 903cc3 num de 769cc3 de um fiat 600d de 1970
« Responder #2 em: 09 de Setembro, 2011, 15:54:17 »
nesse carro até motor de A112 Aabrth já vi

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: motor fiat 127 de 903cc3 num de 769cc3 de um fiat 600d de 1970
« Responder #4 em: 09 de Setembro, 2011, 16:13:41 »
nesse carro até motor de A112 Aabrth já vi
`

É o que vejo mais para não dizer sempre!
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

tiko79

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: motor fiat 127 de 903cc3 num de 769cc3 de um fiat 600d de 1970
« Responder #5 em: 09 de Setembro, 2011, 16:40:32 »
quero fazer isso porque não encontro peças, digo colaça a preços justos para poder retificar o meu. por mais um bocado do  preço que me pedem pela colaça comprava um motor usado mas em boas condições de 900cc3 e ficava com outro tipo de automóvel.
ms tenho receio é quando o levar à inspeção, será que me vão colocar problemas?
podendo não ficar legal?

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: motor fiat 127 de 903cc3 num de 769cc3 de um fiat 600d de 1970
« Responder #6 em: 09 de Setembro, 2011, 17:19:18 »
já te deste ao trabalho de ler as regras do Forum?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

tiko79

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
motor fiat 127 de 903cc3 num de 769cc3 de um fiat 600d de 1970
« Responder #7 em: 09 de Setembro, 2011, 17:27:25 »
acabei de ler agora mesmo
fiz alguma coisa de errado?
se sim desde já peço desculpa mas sou novo nestas coisas

pedro fernandes

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: motor fiat 127 de 903cc3 num de 769cc3 de um fiat 600d de 1970
« Responder #8 em: 09 de Setembro, 2011, 18:36:22 »
aposto que não leste...

experimenta ler a alínea 5
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: motor fiat 127 de 903cc3 num de 769cc3 de um fiat 600d de 1970
« Responder #9 em: 10 de Setembro, 2011, 15:01:48 »
Esse 600 tem o colector de admissao de 2 ou 4 pernos na colaça? se for de 4 penso que seja possivel substituir a colaça por uma de 127 ou 850?
Idealmente a do 850 pois tem um funcionamento do circuito de refrigeração identico (ou mesmo igual) ao 600.

Quanto a substituir o motor existem muitas possibilidades com mais ou menos trabalho, mantendo ou não o aspecto stock e dando ou não mais alma ao carro. Desde 843 ou 903 do 850, 903 do 127, A112, marbelhas, etc entre outros e mesmo “híbridos” entre eles..

Quanto à legalidade da substituição é sempre um problema porque legalizar caso seja possível é sempre caro (issimo) como tudo neste pais.
Não estando legalizado é um risco que se corre.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

marcor

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2770
  • Karma:
    +1/-0
Re: motor fiat 127 de 903cc3 num de 769cc3 de um fiat 600d de 1970
« Responder #10 em: 10 de Setembro, 2011, 17:22:22 »
À partida o problema mesmo que vais ter é a bomba de água, que colide com a carroçaria (traseira).

Trocando o bloco nao vejo que haja problemas na IPO....Os blocos sao identicos! Desde que isso fique tudo funcional... nao te vao chumbar o carro!
127 mk1:72' VZ-... [size=8]   [/size]

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: motor fiat 127 de 903cc3 num de 769cc3 de um fiat 600d de 1970
« Responder #11 em: 11 de Setembro, 2011, 10:32:41 »

À partida o problema mesmo que vais ter é a bomba de água, que colide com a carroçaria (traseira).

Trocando o bloco nao vejo que haja problemas na IPO....Os blocos sao identicos! Desde que isso fique tudo funcional... nao te vao chumbar o carro!

Dessa de bater na carroçaria não sabia, mas se mantiver a bomba de agua do 127 tem que adaptar um electro-ventilador.. ou em alternativa adaptar a bomba de agua do 850 sport coupe..
Na colaça também tem de curto-circuitar as ligações da sofagem e tem de usar o corpo do termóstato do 600 para ligar o radiador da sofagem do 600, se for igual ao 850 como penso que seja.
o volante do motor penso que também terá de usar o do 600.

Outra hipótese é inverter o sentido de rotação a um motor de 850 berlina ou special que por fora são praticamente iguais à generalidade dos 600 (falo de pormenores como a bomba de gasolina, colaça sem furos da sofagem, e mais uns pormenores mínimos). Ou seja por fora não tem nada para inventar ou adaptar, o único senão é ter de trocar 2 ou 3 componentes internos do motor para inverter o sentido de rotação.
O motor do 850 berlina (32cv) em termos de potência é equivalente ao do 600, o do special (42cv) já está mais próximo do 127.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: motor fiat 127 de 903cc3 num de 769cc3 de um fiat 600d de 1970
« Responder #12 em: 11 de Setembro, 2011, 11:36:18 »
não se tem que curto-circuitar nada, só se tem de tapar! quando a chaufagem está no frio, não passa agua la!

para inverter a rotação basta meter la uma cames de 127

o user continua sem se apresentar!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: motor fiat 127 de 903cc3 num de 769cc3 de um fiat 600d de 1970
« Responder #13 em: 11 de Setembro, 2011, 13:15:54 »
não se tem que curto-circuitar nada, só se tem de tapar! quando a chaufagem está no frio, não passa agua la!

para inverter a rotação basta meter la uma cames de 127

o user continua sem se apresentar!
também dá, há só que tapar a ligação na bomba de agua..

para inverter tem que trocar cames e carreto da bomba do óleo, o conjunto do 127 é directo e com as specs mais aproximadas, do 600 penso que os bronzes da cames têm de ser alterados..

e ainda não confirmei uma outra coisa. já li algures que o olhal dos pistões não é centrado e que por isso têm de ser rodados 180º em conjunto com as bielas.. :unsure:

estão para breve novidades do 850 castanhinho que tem idealizado um motor híbrido entre 903 de 127, componentes do 850special (partilhados com o 903GBC do sport coupe) e algum veneno Abarth à mistura para dar uma coisinha engraçada.. :P
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: motor fiat 127 de 903cc3 num de 769cc3 de um fiat 600d de 1970
« Responder #14 em: 11 de Setembro, 2011, 13:58:37 »
Eia.. não me façam escrever muito disto... é que eu gosto tanto dos 600 mas não me apetece nada escrever um ganda relatório do que podes ou não fazer :lol:


Podes colocar o 903, tens que fazer alteração a nivel do volante do motor/embraiagem etc.. e no que diz respeito á bomba de água, existem kit's em espanha para poderes montar um ventilador que substitui a bomba de agua original do 600, uma vez que em termos de furação, esta não coincide com a furação dos blocos 903cc..

Eu tenho um motor de autobianchi + cames abarth para montar no meu fiat 600, está ali tudo e nem sei se alguma vez irei usar.. mas ter, tenho :lol:

Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182