Autor Tópico: ajuda punto 55!!  (Lida 6149 vezes)

0 Membros e 7 Visitantes estão a ver este tópico.

lopez69

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 78
  • Karma:
    +0/-0
ajuda punto 55!!
« em: 20 de Outubro, 2011, 13:26:33 »
boas pessoal
Como a todos o azar bateu-me a porta...
passo a explicar..
o meu carro(punto 55 1994) ha umas semanas para cá começou me a falhar...adiei a troca de cabos de velas, velas etc....
no sabado passado ia passear e comecei a ouvir um barulho metalico e senti o carro a perder força, reduzi e acelarei e nada, volto a reduzir e a acelarar e nada...até que para não estragar mais decido encostar o carro...julgando ser cabos de velas,velas ou bobines(coisas simples de se mudar em casa) peço reboque para casa, qual o meu espanto e para ajudar a festa, a companhia(mapfre) não reboca para casa, para evitar que os expertos que desligam qualquer coisa para não gastarem gasolina ate casa...mando então para o parque dos reboques com reclamação na companhia porque não sou obrigado a ter dinheiro para reparar o carro...até aqui e apesar da estupidez tudo bem(visto que o parque é nem a 1km de minha casa) esperei ate segunda, vou ao parque dos reboques  com um jogo de cabos de velas para evitar essa hipotes visto que as velas nem 3000km teem...por descargo de consciencia, tiro as velas 1º e 2º cilindro da esquerda velas com oleo :S
começa a dor de cabeça ....
queimei as velas para remover detritos volto a montar ja com os cabos novos...o carro liga, depois de muita insistencia e esforço no motor de arranque(não é bateria) ele pega mas trabalha a 2 ou 3 cilindros com o pedal a fundo, sem acelarar vai abaixo como da primeira vez...troco bobines mas numa de desespero porque oleo nas velas nem queria acreditar :s
aproveitei e pus duas velas novas no 1º e 2º cilindro pois estavam sujas inicialmente e para não arriscar, troquei...testo as bobines visto nao serem novas(ou seja ate aqui ja troquei velas,cabos e bobines) e fora do cilindro dão faisca as 4...
no 1º cilindro achei estranho uma coisa ficou a fumar oleo branco pelo buraco da vela :s
no 2º já não acontece isso...
outra coisa que reparei é que deita fumo branco pela borboleta e o tal fumo faz espirrar um pouco do que parece ser gasolina....


não sei se influenciou isto ou não mas há coisa de 20mil km o radiador furou e o carro levou uns quantos escaldoes ate se perceber de onde perdia tanta agua...
visto o pessoal aqui ter um pouco mais de experiencia com puntos e infelizmente azares batem a porta de todos, o que acham que isto poderá ser e qual acham ser a maneira mais facil de resolver?

desculpem o testamento, aguardo e agradeço resposta pois não sei para onde me virar...
« Última modificação: 20 de Outubro, 2011, 14:00:38 por lopez69 »

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: ajuda punto 55!!
« Responder #1 em: 20 de Outubro, 2011, 13:57:24 »
Assim sem ver nada, atiro um palpite, pode ser a junta da cabeça queimada, mas o melhor é veres o problema com alguém entendido na matéria.


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

casinhas G40

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 14
  • Karma:
    +0/-0
Re: ajuda punto 55!!
« Responder #2 em: 29 de Outubro, 2011, 22:29:05 »
Boas,
Tambem acho que a junta da cabeça e sobretudo as vavulas devem estar bonitas

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: ajuda punto 55!!
« Responder #3 em: 30 de Outubro, 2011, 01:27:03 »
ha varias possibilidades mas a mais provavel é ser a junta queimada.. existe a probabilidade de ser os vedantes das valvulas ou os segmentos mas teriam de estar mesmo em mau estado para passar assim tanto oleo..

não é comun os fire queimarem valvulas mesmo com abuso, e pouco desafinam na vida util do motor..


http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

casinhas G40

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 14
  • Karma:
    +0/-0
Re: ajuda punto 55!!
« Responder #4 em: 30 de Outubro, 2011, 07:52:47 »
Boas,
Normalmente estes motores Fire queimam a junta da cabeça no 1º ou 4º cilindro ou em ambos.
Com muitos escaldões a cabeça tambem vai a vida ou estála ou empena.
Os vedantes das valvulas se não foram mudados devem estar todos fora de serviço.
Digo isto porque o 45s que tive trabalhava bem começou a consumir agua e aquecer um pouco mais de meio e sobretudo notava que por vezes falhava conclusão junta marada no 1º e 4º cilindro.
No 6 speed (94) quando comprei  só notei que tinha pouca agua, mais nada mas um dia põs o motor a trabalhar sem o tampão do radiador e reparei que ele fumava conclusão junta queimada no 4º cilindro.
No seu caso  Lopez 69 antes de mais começava por medir a compresão dos cilindros e ver o estado e a cor do oleo na vareta.
Smokeme o que me levou a suspeitar das vavulas foi isto
outra coisa que reparei é que deita fumo branco pela borboleta e o tal fumo faz espirrar um pouco do que parece ser gasolina....[/u]

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: ajuda punto 55!!
« Responder #5 em: 30 de Outubro, 2011, 12:33:44 »
é muito pouco provavel queimar valvulas de admissão... possivelmente a junta queimou entre dois cilindros e apanhou uma passagem de oleo, compressão num faz passagem para o outro e apanha a valvula de admissão aberta o que faz sair na borboleta..

o 55 é spi, qualquer ar que recue vai causar gasolina a sair da borboleta...

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

casinhas G40

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 14
  • Karma:
    +0/-0
Re: ajuda punto 55!!
« Responder #6 em: 30 de Outubro, 2011, 16:03:25 »
Smokeme,
O que postou tambem pode muito bem ser, agora só abrindo.

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: ajuda punto 55!!
« Responder #7 em: 30 de Outubro, 2011, 16:24:07 »
Smokeme,
O que postou tambem pode muito bem ser, agora só abrindo.

é quase garantido que ou abre ou troca de motor..

no entanto não estou de acordo com o OP, saber que o carro estava a falhar sem descobrir porquê e continuar a usar até parar não é azar, azar é quando corre mal sem sinais aparentes... considero falhar um sinal bem aparente que algo está mal..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

casinhas G40

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 14
  • Karma:
    +0/-0
Re: ajuda punto 55!!
« Responder #8 em: 30 de Outubro, 2011, 18:08:28 »
azar é quando corre mal sem sinais aparentes...
e eu que o diga ha uns anos atrás nas primeiras Doblos que só tinham avisador de temperatura fiz um agarranço de todo o tamanho começou a perder potencia a luz acendeu e motor já era os pistons até ficaram destemprados. E tinha levantado o carro nessa manha no mecanico.
Abraço.

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: ajuda punto 55!!
« Responder #9 em: 31 de Outubro, 2011, 11:04:07 »
e eu que o diga ha uns anos atrás nas primeiras Doblos que só tinham avisador de temperatura fiz um agarranço de todo o tamanho começou a perder potencia a luz acendeu e motor já era os pistons até ficaram destemprados. E tinha levantado o carro nessa manha no mecanico.
Abraço.

qual era o motor?

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

lopez69

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 78
  • Karma:
    +0/-0
Re: ajuda punto 55!!
« Responder #10 em: 31 de Outubro, 2011, 15:35:25 »
boas pessoal,

pois foi um pouco descuido meu nao ver de onde poderia ver o problema de ele falhar, mas tambem como sou estudante e o carro serve para desenrascar e para as minhas voltinhas pequenas e sem apertar porque o "ordenado de estudante" não dá para por o carro a andar depressa diariamente, achei que não iria causar estragos....
entretanto ja desmontei a cabeça e tenho a junta queimada do 1º para o 2º cilindro e do 3º para o quarto falta um bom bocado de junta que quando abri não a vi :S
entretanto estou a espera dos vedantes de valvulas para mandar a cabeça para o torneiro..
outra coisa que o torneiro me disse e que é muito dificil o bloco necessitar de ser rectificado :s por este ser em ferro forjado , que me dizem voces assim sem ver pois nao estou em casa e nao tenho aqui as fotos de como está?
mudo de torneiro ou rectifico na mesma?
liquido de refrigeração nao consumia, oleo tambem não...só perdia compressão...

outra coisa, o carro tem 170mil km sempre levou revisoes a tempo e horas(sim o carro está na familia desde novo, ou seja nao há possibilidade de antigos donos terem se desleixado nas revisões) neste caso é que me desleixei e deu logo raia..
fez muitos quilometros mas nunca levou aquele esticão de ir muito tempo a altas rotações.
agradeço as respostas, incliundo as que dizem e com razão que errei ao continuar a usar sabendo que algo estava mal..
mas com os erros aprendemos...
« Última modificação: 31 de Outubro, 2011, 15:40:49 por lopez69 »

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: ajuda punto 55!!
« Responder #11 em: 31 de Outubro, 2011, 16:22:22 »
O bloco não precisa de rectificação!  :t_up:

Limpa bem a face do bloco, com um desengordurante e com uma lixa fina, antes de voltares a montar a junta e a cabeça!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

lopez69

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 78
  • Karma:
    +0/-0
Re: ajuda punto 55!!
« Responder #12 em: 31 de Outubro, 2011, 17:10:11 »
 :uikabom: pois já me estava a assustar ter de arranjar maneira de tirar o bloco do sitio...
já agora com que lixa aconselhas a fazer esse trabalho?
lixa de agua?se sim que numero?

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: ajuda punto 55!!
« Responder #13 em: 31 de Outubro, 2011, 17:54:47 »
o bloco não precisa mas a cabeça é obrigatorio ser rectificada, a não ser que daqui a uns meses tenciones voltar a trocar a junta  :P


http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

lopez69

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 78
  • Karma:
    +0/-0
Re: ajuda punto 55!!
« Responder #14 em: 31 de Outubro, 2011, 21:17:02 »
claro, como já tinha referido estou só a espera dos vedantes das valvulas para mandar a cabeça para o torneiro....
de resto estava com ideias de dar um pouco de alma ao carro, queria começar pela cam do 75 mas já vi que não aprova sem mais coisas a ajudar...e para já não posso estar a gastar tanto...ou acham que a cam do 75 sem repro dá alguma coisa para os custos, visto que há um user no forum a vender uma por 40€ e que mão de obra ja vou pagar a rectificar cabeça e rodar valvulas??
cumps e obrigado pela ajuda até agora