Autor Tópico: The Project is Beginning " Fiat Seicento Sport Abarth "  (Lida 142246 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Re: The Project is Beginning " Fiat Seicento Sport Abarth "
« Responder #300 em: 16 de Maio, 2012, 02:11:57 »
Só um pequeno aparte. Um dos primeiros filmes que me lembro de ver no Youtube da cena "underground" deste nosso Portugal, era o filme do famoso QH contra uma DTR (de certza que o ratacups sabe do que estou a falar). Não deve de haver outro carro PSA mais famoso que o ex deste nosso user.

Voltando ao tópico. Lembro-me de ler no Fiatforum algo sobre as diferenças entre os SPI e os MPI. Se bem me recordo falava-se de de terem comportamentos um pouco diferentes. O MPI melhor em arranque e o SPI em ponta. Para além das diferenças de alimentação/centralina também as relações de caixa são um pouco diferentes. Aparentemente dependendo do ano do carro, sabe-se que a Fiat em anos de transição poderá ter colocado no mercado carros com pequenas diferenças na caixa de velocidades e afinação de centralina. Há carros SPI que podem ter as relações mais longas como no modelo S/SX, outras caixas mais curtas herdadas do Cinquecento Sporting, outros caixas do modelo MPI que saiu a seguir, etc, etc. Tal como alguns MPI de anos de transição podem ter apanhado as relações de caixa do S/SX que são mais compridas nas últimas relações.

Logo para começar algumas diferenças em motores stock:
SPI max power at 5500rpm. MPI 5000rpm.
SPI torque 86Nm at 3250rpm. MPI 88Nm at 2750rpm.

Acho que uma das coisas que este novo Fiatista precisa de aprender é que os motores Fire aguentam tanta ou mais porrada que os motores PSA, mas precisam de ser muito bem tratadinhos e andar afinados.

Relativamente a erro de ponteiro. Que pneus tens montados?

E como alguém disse... se esse partir monta-se outro. Desta vez faz a coisa bem feita e com pouco dinheiro metes turbo de baixa pressão que é logo outro mundo. NA dá para fazer muito mas depene dos gostos e das carteiras.

Já agora um conselho de "amigo". Se fazes planos de mater esse carro muito tempo, de vez em quando se vires um em alguma sucata, compra algumas peças se estiverem em bom estado como as tubagens de borracha principais. A Fiat já não faz a maior parte delas e a concorrência não tem.

Cumprimentos.

SEMPRE A FUNDO

Lancisti

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5883
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
Re: The Project is Beginning " Fiat Seicento Sport Abarth "
« Responder #301 em: 16 de Maio, 2012, 06:02:27 »
eu não entendi nada.... Mas foi o suficiente para ganhar uma duvida.... Como se afinam estes carros?

RataCups

  • Illuminati
  • Giannini

  • Offline
  • *****
  • 361
  • Karma:
    +0/-0
Re: The Project is Beginning " Fiat Seicento Sport Abarth "
« Responder #302 em: 16 de Maio, 2012, 09:49:29 »
Jota,

ok :) ... eu no Banco fiz 6800 + ou - ... e 180 de Velc. ... isto com o Chip de Origem e levantando pé !!!

RuiG,

o meu 6Cento e o do Jota, são ambos SPI, logo, suponho que caso as caixas ainda tenham a relação de origem, sejam iguais.

Quanto aos Pneus, eu ando com as medidas de origem, os 175/50/14 ... e o Jota anda com 185/50/14 ... havendo diferença, nunca seria tanta, nem esta afecta a meu ver em diferenças de Velocidade.

No que diz respeito ao bater valvulas, bate ... já bateu mto mais, com outra afinação que tinha, mas ainda bate bastante !!!

Simples, n sei a afinação correcta para o que tenho ... e a unica hipotese que vejo é lá ir por palpitação, a cargo de alguem que perceba.

Falar que bate, é facil ... e sendo um zero á esquerda em mecanica, sei que bate ... tenho que resolver, um user do Forum já se desponiblizou para dar uma vista de olhos, já era para la ter ido, mas o carro puff, pifou ... rela saltou quando ia a caminho.

Quanto a peças, tou a ver se arranjo um Banco do condutor, o meu tem as costas partidas.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: The Project is Beginning " Fiat Seicento Sport Abarth "
« Responder #303 em: 16 de Maio, 2012, 10:29:35 »
caso perdido :wacko: :wacko:
Vino por acaso n acho, acho que o carro dele até nem tá mau, pode ter uma caixa mais curta. Há pequenas coisas que fazem mta diferença, então nos motores fire que qualquer coisinha dá um efeito logo diferente no resultado final.

é perdido pois... há posts que são ignorados de propósito :D mas que se lixe, o carro e a carteira não são minhas
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Re: The Project is Beginning " Fiat Seicento Sport Abarth "
« Responder #304 em: 16 de Maio, 2012, 12:53:03 »
rata, perdoa-me a abreviatura  :P, o facto de serem ambos SPI não implica terem as mesmas relações de caixa. A Fiat adora experiências e é normal terem algumas diferenças até em modelos do mesmo ano/mês. O meu Cento por exemplo, não tem vidros elétricos, tem airbag e ar condicionado. É importado, mas mesmo no país de origem foram poucos os que saíram como este.

Uma coisa que não percebo é o porquê da vossas velocidades máximas. Claro que estão limitados pelas relações de caixa, mas 180 dá o meu Cinquecento "quase" de origem e não vai ao corte (já passou dos 190 uma vez a descer e também não passou muito das 6500). Sendo a vossa caixa parecida com a minha, tudo o que possam fazer só vos vai modificar a aceleração e até acho bem , pois estes carros são o demónio a curvar e a ganharem balanço, daí eu ter falado na caixa de 6.

Já vi que não te acreditas, mas com essa diferença de pneus, a uns 170/180 os vossos carros vão marcar pelo menos uma diferença de 5kmh sendo o do Jota o que vai ter menos erro de velocímetro. Outra coisa que podes ver é se tens o ponteiro do velocímetro saltitão. Se estiver, provavelmente já trocavas o cabo e talvez melhore. Já que hoje estou numa de partilhar informação, o Cinquecentos e Seicentos são conhecidos pelo seu erro deliberado no velocímetro, feito propositadamente para minimizar infrações de excesso de velocidade. O erro aumenta gradualmente até por volta dos 80/90 e depois agrava-se exponencialmente cada vez mais rápido até às velocidades máximas. Dependendo de cada carro, existem relatos de a 180 existirem erros de mais de 15kmh com todos os componentes nas specs de origem e em bom estado de funcionamento.

Outra coisa importante é o estado da bateria e alternador. Não me vou alongar em explicações, mas acredita quando te digo que o estado destes componente afeta e não é pouco estes carros. Vê como está a carga da bateria e se o alternador está a 100%.

Está visto que se calhar ainda não conheces o truque da chave de fendas estetoscópio. Estes carros SPI costumam fazer um tricotar na injeção. O teu também o deverá fazer mas pelo vídeo parece mais que isso. Com uma chave de fendas grande, com o motor a trabalhar, encosta a ponta metálica na parte metálica da torre de injeção, o cabo plástico no ouvido e tenta perceber se o batuque vem de lá. Depois vai à tampa das válvulas e faz o mesmo. Podes também encostar numa zona mais atrás na cabeça e tentar perceber em qual dos cilindros as válvulas estão piores. Já vi o meu mecânico a tratar das minhas nos meus Cinquecentos e aquilo não é preciso um curso de astrofísica para se afinar.

Isto que tem sido escrito por aqui é muito bonito e acho que deves ouvir o que te dizem por aqui pois é tudo boa gente e se há coisa que os Fiatistas têm normalmente é apaixonados por mecânica. Lê bem os conselhos que te deram e aceita-os pois vão-te poupar muitos euros.

Cumprimentos.
« Última modificação: 16 de Maio, 2012, 12:59:17 por RuiG »

SEMPRE A FUNDO

Lancisti

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5883
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
Re: The Project is Beginning " Fiat Seicento Sport Abarth "
« Responder #305 em: 16 de Maio, 2012, 12:58:43 »
Voltei a não entender nada  :help:

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Re: The Project is Beginning " Fiat Seicento Sport Abarth "
« Responder #306 em: 16 de Maio, 2012, 13:07:02 »

SEMPRE A FUNDO

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: The Project is Beginning " Fiat Seicento Sport Abarth "
« Responder #307 em: 16 de Maio, 2012, 13:22:06 »
a questão do erro do velocimetro não é só nos 'centos, é em todos os modelos!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Re: The Project is Beginning " Fiat Seicento Sport Abarth "
« Responder #308 em: 16 de Maio, 2012, 13:28:23 »
a questão do erro do velocimetro não é só nos 'centos, é em todos os modelos!

Sr. Luke, há carros e carros  :D Concordo contigo e simplesmente estava a sublinhar que os Cinq e Sei têm essa característica um pouco mais evidente.

Cumprimentos.

SEMPRE A FUNDO

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: The Project is Beginning " Fiat Seicento Sport Abarth "
« Responder #309 em: 16 de Maio, 2012, 14:09:27 »
o Sr. está no céu (para quem é crente)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

jota

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 307
  • Karma:
    +0/-0
Re: The Project is Beginning " Fiat Seicento Sport Abarth "
« Responder #310 em: 16 de Maio, 2012, 14:31:47 »
O meu carro n tá alterado e sempre fez a mesma velocidade tanto com as originais dele jante 13 como as 14 oficiais da marca, e claro o erro de velocímetro existe em todos os carros e isso n discuto, quanto ás relações de caixa as minhas são as de origem, e claro que os pneus influenciam e mt na diferença de velocidade.

O que o Rui diz é bem verdade o Erro de velocímetro e o velocímetro saltitão são coisas que acontecem mt nos centos, uma coisa pode acontecer e já n seria a 1ª vez que a fiat fazia 2 versões dentro do mesmo ano de carro, o barulho actual do carro do Rata já n é um bater parece mais um injector de GPL um tic tic tic, sinceramente ando as voltas com isto na cabeça e n consigo perceber , aos anos que trabalho e preparo os motores fire nunca ouvi nada igual. Até motores com cabeça baixa até aos limites dos limites.

CPM-Campeonato Portugal de Montanha
COR- Campeonato Open de Ralis
Troféu Fastbravo
Troféu Desafio Único

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: The Project is Beginning " Fiat Seicento Sport Abarth "
« Responder #311 em: 16 de Maio, 2012, 16:35:13 »
é perdido pois... há posts que são ignorados de propósito :D mas que se lixe, o carro e a carteira não são minhas

... é fruto do vosso fruto...  :deal:

Lancisti

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5883
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
Re: The Project is Beginning " Fiat Seicento Sport Abarth "
« Responder #312 em: 16 de Maio, 2012, 17:10:07 »
Se tu colhesses o que semeias amigo...

jota

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 307
  • Karma:
    +0/-0
Re: The Project is Beginning " Fiat Seicento Sport Abarth "
« Responder #313 em: 16 de Maio, 2012, 17:14:36 »
... é fruto do vosso fruto...  :deal:

Vosso fruto ???

CPM-Campeonato Portugal de Montanha
COR- Campeonato Open de Ralis
Troféu Fastbravo
Troféu Desafio Único

RataCups

  • Illuminati
  • Giannini

  • Offline
  • *****
  • 361
  • Karma:
    +0/-0
Re: The Project is Beginning " Fiat Seicento Sport Abarth "
« Responder #314 em: 16 de Maio, 2012, 18:06:07 »
Antes de mais,

aqui nd é ignorado, mas se alguém comentou por várias vezes o facto de ter um colector de escape de 200 euros ...

n vejo o pk, de estarem preocupados com a fiabilidade do motor !!!

Ainda para mais quando os user's que poderiam ajudar, discordam uns com os outros ...

como disse sou um zero á esquerda e ao ler certas coisas, ainda mais burro fico.

Se para certas pessoas é tão simples resolver a questão do Tic Tac, pk n se oferecem para o fazer ...

n seria td mais facil e simples ???

Se o carro ainda n está em condições é pk a unica pessoa que se ofereceu para dar uma vista de olhos, está um pouco longe ...

e quando estava tudo combinado o carro pifou.

Já fiz uma data de afinações diferentes ... em algumas melhorou na itensidade do Tic Tac, mas tb me pareceu ter ficado com um andamento mais fraco.
 
Quanto á Velc. continou-o a insestir no facto de o 6cento do Jota fazer 180 antes das 6000 ... e eu no meu ir já a queimar as 6500.

Acho uma diferença mto grande de rotação, para ter a ver com medidas de pneus !!!

Jota, que foto estavas a falar ???