Fiat mostra novidades em Pequim
O Fiat Viaggio é o maior destaque da GAC Fiat no 12º Salão Internacional do Automóvel de Pequim, entrando em produção no fim de Junho e em comercialização no final do ano A GAC Fiat (GAC - Guangzhou Automobile Company), pedra basilar do regresso da Fiat à China, apresenta no 12º Salão Internacional do Automóvel de Pequim uma série de novidades, a começar por ícones da marca italiana, como o 500 “by Gucci” e o 500C, o “crossover” Freemont e o novíssimo modelo inteiramente construído na China, o Viaggio, modelo fruto dos recursos globais do Grupo Fiat, que marca o arranque da marca num dos principais mercados mundiais, confirmando a visão estratégica da GAC Fiat. As primeiras unidades do Viaggio entrarão em produção no fim de Junho, estando o início da comercialização previsto para fins de 2012.
A presença da GAC Fiat na área do certame dedicada a viaturas de classe superior, junto aos stands da Chrysler/Jeep, Maserati e Ferrari, testemunha o interesse do grupo pelo mercado chinês. Graças à tecnologia de vanguarda do Grupo Fiat-Chrysler e à longa experiência do Grupo Guangzhou Automobile no mercado chinês, a GAC Fiat cresceu rapidamente, tendo-se tornado uma realidade emergente na indústria automóvel chinesa.
A GAC Fiat está a trabalhar intensamente na construção da nova fábrica de Changsha, província de Hunan, entre as melhores do mundo em termos de estruturas, de logística e de sistemas de gestão e de produção, estando o início de produção do Fiat Viaggio programado para fins de Junho de 2012. Dois anos depois da constituição da GAC Fiat, foram já abertos 91 concessionários e 125 pontos de venda em todo o país.
A jovem, sólida e promissora parceria GAC Fiat está afirmar-se rapidamente como protagonista do mercado chinês, graças a produtos atraentes, à rede de concessionários em expansão, a eficazes estratégias de marketing e à atenção às exigências dos clientes. A gama, composta pelo novo Viaggio, pelo pequeno 500 e pelo Freemont, confirma a confiança da GAC Fiat no mercado chinês. Graças ao exclusivo estilo italiano, ao cuidadoso posicionamento de marketing e a eventos promocionais de alto nível, a GAC Fiat prepara-se para enfrentar 2012 com grande entusiasmo e determinação.
Viaggio
A apresentação do novo Fiat Viaggio é uma das principais atracções do Salão Internacional de Pequim. O Viaggio simboliza uma viagem entre Itália e a China, sendo a mensagem reforçada pelo nome do modelo em chinês, Fei Xiang, expressão que evoca a experiência de um voo, em sonhos, em busca de um novo estilo de vida, e pelo slogan adoptado - A Vida é Bela -, perfeita expressão da filosofia italiana de vida vivida em pleno, com entusiasmo e com estilo.
De design tipicamente italiano, o novo Viaggio alia elementos estilísticos clássicos e modernos à característica paixão italiana. Projectado em Turim pelo Centro de Estilo do Grupo Fiat, o Viaggio apresenta um estilo intemporal, depurado e expressivo, com linhas particularmente fluidas e bem proporcionadas. Na frente, sobressai a inconfundível identidade da marca transalpina, enquanto, na traseira, as requintadas luzes LED transmitem uma imagem de qualidade superior.
O Viaggio foi projectado com o intuito de ser único e, logo, de se distinguir de qualquer outra berlina do mesmo segmento. Graças ao comprimento e à largura dos eixos, os mais amplos da categoria, o Fiat Viaggio apresenta impecável comportamento dinâmico e irrepreensível estabilidade em curva.
O pilar traseiro alongado caracteriza o perfil do modelo, conferindo-lhe particular elegância, enquanto requintados elementos cromados (mesmo na versão base) lhe emprestam uma aparência extremamente sofisticada.
O interior distingue-se pelo desenho “centrado no condutor”, graças à exclusiva “moldura flutuante” que envolve quadro de instrumentos e zona central do tabliê, contribuindo para o diferenciar do habitáculo de outros modelos. Não existem películas de revestimento nem imitações de madeira ou de metal: o tabliê linear, com superfícies macias de textura agradável ao tacto, insere-se num quente e elegante habitáculo de duas cores (branco e bege). A superior qualidade dos materiais proporciona um toque extremamente agradável, enquanto a equilibrada presença de pormenores cromados e de elementos prateados acrescenta um toque sofisticado ao tabliê. Nas versões de nível superior, a presença do rádio-navegador de ecrã táctil de 8,4 polegadas acentua ainda mais as características high-tech do modelo, únicas no segmento.
Com 4679mm de comprimento, 1850mm de largura e 2708mm de distância entre eixos, o Viaggio assume-se como novo ponto de referência no segmento C. Com este modelo, a Fiat introduz, naquele que é o mais importante segmento na China, o melhor do seu know-how tecnológico e de design.
A berlina de quatro portas com cinco lugares tem como base a plataforma CUSW (Compact US Wide), actualmente a mais sofisticada do Grupo Fiat, que serve também de base ao novo Dodge Dart, apresentado no ano transacto no Salão do Automóvel de Detroit. A plataforma CUSW, por sua vez, deriva da arquitectura Compact originalmente desenvolvida para o multipremiado Alfa Romeo Giulietta e que tem permitido a italianos e americanos a partilha de tecnologias, de componentes e da maior parte dos melhores processos de engenharia e de projectação.
Partindo desta plataforma, o Viaggio foi preparado de modo a assegurar comportamento de condução e estabilidade em curva no topo da categoria, proporcionando níveis máximos de conforto a condutor e a passageiros. Graças a características como excelente dinâmica de condução, elevada segurança, acabamentos e equipamentos de classe superior, a marca prepara-se para mimar os mais exigentes clientes chineses com uma exclusiva miscelânea feita de potência, eficiência, requinte, tecnologia e dinamismo.
De acordo com a Fiat, o Viaggio será o único automóvel do segmento a oferecer, em exclusivo no mercado chinês, sofisticados motores sobrealimentados (1.4L T-Jet 120 cavalos e 150 cavalos) que garantem prestações próprias de motores de cilindrada maior, sem penalizarem consumos nem custos de exercício. As motorizações T-Jet turbo serão associadas a caixa automática de 6 velocidades com dupla embraiagem a seco ou, em alternativa, a caixa manual de 5 velocidades.
O Viaggio posiciona-se no mercado automóvel chinês no competitivo segmento C, dirigindo-se a clientes entusiastas, responsáveis, prontos para sonhar, mas determinados: jovens elegantes e individualistas, educados em metrópoles, preparados para emergirem e para se tornarem fundamental estrutura da sociedade.
Primeiro projecto conjunto da Fiat-Chrysler, o
Viaggio será produzido na nova fábrica GAC Fiat em Changsha, na província de Hunan, que adopta os padrões do World Class Manufacturing, sistema comum a todas as unidades de produção da Fiat e da Chrysler no mundo, desenvolvido com o objectivo de chegar a zero número de incidentes, de defeitos, de desperdícios e de roturas.
Fonte:
LusoMotores