Autor Tópico: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram  (Lida 6128 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
[Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« em: 15 de Maio, 2012, 16:54:05 »
Boa tarde,

Entao é assim tenho um Grande Punto 1.3MJET 75 de 11/2007 com 118mil km +/- e hoje por 3x vezes que nao consegui meter primeira nem marcha atras. A primeira meti à força para conseguir arrancar e algumas vezes nem dava e a marcha atras arranhou sempre que tentei e uma das vezes nem consegui desengatar. Tive de repetir o processo algumas vezes ate conseguir meter. Na 2a/3a/4a/5a nao há problema nenhum, é estranho. Depois comecei a meter e entravam normalmente.. ao chegar a casa aconteceu a mesma coisa, nao conseguia meter 1a nem marcha tras. O que pode ser isto? Embraiagem lixada? Agora ate tenho medo de pegar no carro e ficar pelo caminho....  Nao acham que é mt cedo para embraiagem? (so o tenho desde os 114 mil e sempre tratei bem)


Agradeco ajuda.

Cumprimentos
« Última modificação: 15 de Maio, 2012, 16:55:05 por AndreS »

Lancisti

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5883
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #1 em: 15 de Maio, 2012, 17:26:17 »
Embraiagem!

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #2 em: 15 de Maio, 2012, 18:09:42 »
O cedo é relativo, tem influência os trajectos, descasar o pé no pedal, ponto de embriaguem. A embriaguem do meu tem 191.000 km, o pedal já pega em baixo mas funciona, mas faço muitos quilómetros em IC.

Patina nas subidas?





AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #3 em: 15 de Maio, 2012, 19:08:17 »
O pedal continua levezinho como sempre e a pegar em baixo os unicos sintomas de embraiagem lixada sao agora o que aconteceu hoje e 2 que acontecem desde que comprei o carro que basicamente sempre que troco de mudança dá um solavanco como se estivesse a meter à racer (trocas rapidas e levantar o pe mt cedo). Quando o comprei ate pensava que era eu que nao estava a saber conduzir o carro mas ja deixei outras pessoas darem uma volta para verem e todas dizem o mesmo. Tanto vale levantar o pe normalmente da embraiagem (como se deve fazer) ou tirar rapido porque dá sempre um solavanco.

O outro sintoma é nas subidas ingremes, comeca a tremer um bocadinho ao arrancar .. ando regularmente com uma c220 manual e nao faz nada daquilo, ou seja, o problema nao está em mim  :wacko:

Tudo me leva a crer que é o prato da embraiagem, a razao para os solavancos deve ser aquelas molas do prato que estao partidas e agora isto pronto... amanha devo passar pelo J.Alves para ver o que me dizem.  Alguem tem ideia de quanto fica meter uma embraiagem nova neste carro?  :wacko:

Obrigado desde ja pela ajuda.
Cumprimentos
« Última modificação: 15 de Maio, 2012, 19:09:58 por AndreS »

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #4 em: 15 de Maio, 2012, 20:24:26 »

(...)

Alguem tem ideia de quanto fica meter uma embraiagem nova neste carro?  :wacko:

Obrigado desde ja pela ajuda.
Cumprimentos


Eu, não!





Bravobravissimo

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 155
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #5 em: 15 de Maio, 2012, 20:39:31 »
Isso do esticão, pode ser a transmissão com folga,a minha prima tem um corsa e era exactamente a mesma coisa, tirando a parte das mudanças não entrarem, metia uma mudança e deixava a embraiagem e o gajo da um solavancozeco, quando ela bateu meteram-lhe uma transmissão e agora é na boa ..
Já viste se a caixa tem óleo ?

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #6 em: 15 de Maio, 2012, 20:55:23 »
Isso do esticão, pode ser a transmissão com folga,a minha prima tem um corsa e era exactamente a mesma coisa, tirando a parte das mudanças não entrarem, metia uma mudança e deixava a embraiagem e o gajo da um solavancozeco, quando ela bateu meteram-lhe uma transmissão e agora é na boa ..
Já viste se a caixa tem óleo ?

Amanha vou pedir aos gajos para verem o que se passa mas vai ser tudo muito por alto, so depois de desmontarem é que conseguem ver  :wacko:
Na segunda feira anterior fui meter discos e calços e quando o carro estava no elevador reparei que tinha a caixa de velocidades um pouco babada de oleo (coisa pouca) e nem chamei a atençao do mecanico. Acho que se fosse perda de oleo nenhuma mudança entrava e no meu caso (ate ver) isto so acontece na 1a e MA :wacko:

Entretanto fui ao carro so porque sou teimoso e repeti o processo de meter e tirar a 1a e MA umas 5 vezes e entrou sempre bem, tou lixado com isto.....

Abraço e obrigado a todos pelas respostas.

Bravobravissimo

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 155
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #7 em: 15 de Maio, 2012, 21:03:02 »
O meu Pai tem uma Peugeot levou uma embraiagem aos 90 mil, tinha defeito --' saíram assim, claro que é outra coisa ..
Eu não faço a mínima do preço de uma embraiagem, mas digo-te se for bimassa, ai não são baratas :/

byte

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 231
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #8 em: 15 de Maio, 2012, 21:22:30 »
Isso dos solavancos ao largar a embraiagem é o bimassa, falha comum nesses carros.

Bravobravissimo

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 155
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #9 em: 15 de Maio, 2012, 21:32:45 »
Não sei a fiat é assim mas a Peugeot, quando trocas embraiagem, trocas volante --'

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #10 em: 15 de Maio, 2012, 21:40:17 »
Mal por mal mais vale ser so embraiagem... o volante de motor é bem mais caro  :wacko:

Se fosse o bimassa tambem nao conseguia meter mudanças?
« Última modificação: 15 de Maio, 2012, 21:50:17 por AndreS »

Bravobravissimo

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 155
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #11 em: 15 de Maio, 2012, 21:58:26 »
Se fosse a bimassa não conseguias meter :/

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #12 em: 16 de Maio, 2012, 12:26:48 »
Como ja calculava é a embraiagem. O mecanico puxou travao de mao e teve a ver onde é que ela pegava e ta a pegar muito em baixo, ta no limite mesmo. Sempre tive ideia que quando a embraiagem está estragada o pedal pega muito muito em cima mas afinal estava errado. Hoje saí de casa às 8 e tal e so depois me lembrei que ia apanhar muito transito e que as tantas ainda ia ficar pelo caminho mas felizmente nao encravou nenhuma vez mesmo tendo apanhado transito em algumas subidas etc. Agora quando estou parado tento sempre ver se a 1a entra para nao apanhar surpresas.

Deram-me um orçamento de 310€ que inclui o kit de embraiagem (170€ ja com desconto), montagem (4 horas) e com o iva que dá os tais 310. Acham que arranjo mais barato?

Abraço

Bravobravissimo

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 155
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #13 em: 16 de Maio, 2012, 18:18:42 »
é competente ? a mão de obra fica a menos 25€ á hora, de resto não podes fugir muito .. depende do material marca etc .., como é a diesel
é mais caro --'

AndreS

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 60
  • Karma:
    +0/-0
Re: [Ajuda Urgente] 1a e Marcha atras nao entram
« Responder #14 em: 17 de Maio, 2012, 00:43:26 »
Alguem que tenha este carro/motor sabe dizer como é que a embraiagem pega? Pega em baixo ou em cima? Custa-me dar 300€ so porque o mecanico testou e disse que tava a pegar muito em baixo.. :S E se pago a mudança da embraiagem e depois nao é nada disso? Tenho de resolver isto brevemente....

O problema disto tudo é que a internet serve para o bem e para o mal, estou farto de ler foruns e tretas e cada vez fico mais confuso.. ja li que pode ser a bomba hidraulica tambem :S

Eu gostava de ter uma segunda opiniao mas nao faço a minima ideia onde levar o carro. Desde que comprei o carro que a embraiagem pega no mesmo sitio e depois de o ter comprado levei à fiat para um check up (com teste de estrada) e nao me disseram nada da embraiagem...

Eu tambem tenho quase a certeza que é embraiagem mas tou farto de pensar que se calho de dar 300€ para mudar e depois o problema é noutra coisa.

Ja pensei em levar à TDE no porto que é a especialidade mas pelo que vi nao fazem montagem.

O orcamento que me deram acho que é relativamente bom, e so arranjo mais barato se for a uma oficina e nao pagar iva (sao logo quase 60€) ou comprar o material e levar a alguem para montar. Mesmo assim a embraiagem que eles metem é LUK (quase de certeza, vi la caixas e a meterem num polo) mas vou tentar pedir mais orçamentos.

Obrigado desde ja pela ajuda