Autor Tópico: Opiniao de 1.3 multijet ( Fiat Panda, Punto)  (Lida 37369 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Rudrigues

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 477
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Il Fire è sempre l'ultimo a morire!
Opiniao de 1.3 multijet ( Fiat Panda, Punto)
« em: 28 de Julho, 2012, 19:54:20 »
Boas caros Fiatistas...

Estou prestes a trocar o meu Lancia Y Elefantino Rosso que gasta bastante gasolina por um italiano a gasóleo para poder andar todos os dias de carro nas minhas deslocações e profissionalmente...

Claro que não me vou desfazer do Rosso, vai ficar cá em casa para dar umas voltinhas de vez em quando, pois gosto muito do carro e tem um motor soberbo...

Estive a ver Pandas (2004-2008), Ypsilon e Puntos com o 1.3 multijet...

Há Pandas a preços interessantes.... O Ypsilons são mais caros... mas têm design mais bonito ( a meu ver claro)... Os Puntos também são interessantes....

A minha pergunta, ou melhor as minhas perguntas residem, nos consumos deste motor, em que carro se consegue obter consumos mais comedidos, e quem tem viaturas deste tópico, estas que consumo fazem. E em termos de problemas comuns, fiabilidade...
 

Tenho tido sempre Italianos e em fiabilidade é só por combustivel e andar e claro manutenção de qualidade e a horas...


Qualquer opinião , feedback é bem vindo
Abraço e Cumprimentos e Boas Férias ( se for caso disso)

Rudrigues
« Última modificação: 31 de Julho, 2012, 18:49:29 por Rudrigues »

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Opiniao de 1.3 multijet ( Fiat Panda, Ypsilon, Punto)
« Responder #1 em: 28 de Julho, 2012, 20:26:07 »
Respondo-te com uma imagem, que dizem valer mais que mil palavras:

« Última modificação: 28 de Julho, 2012, 20:26:41 por Artur Branco »

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Rudrigues

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 477
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Il Fire è sempre l'ultimo a morire!
Re: Opiniao de 1.3 multijet ( Fiat Panda, Ypsilon, Punto)
« Responder #2 em: 29 de Julho, 2012, 18:28:58 »
Boas Caros fiatistas....

Acho os Pandas carrinhos bem engraçados, bem construidos, excelentes citadinos, não fossem eles terem ganho o Prémio automóvel do ano 2004!

Em Relação à motorização 1.3 multijet de 70 cv nunca conduzi nenhum, nem tenho noção em termos de consumo e fiabilidade...

Alguem me pode dar uma ajudinha...

Desculpem a minha ignorância mas não entendi o comentário do membro anterior...

Abraço

E bom inicio de semana...
« Última modificação: 29 de Julho, 2012, 18:55:50 por Rudrigues »

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Opiniao de 1.3 multijet ( Fiat Panda, Ypsilon, Punto)
« Responder #3 em: 29 de Julho, 2012, 19:52:33 »
o carro de 75 cavalos é meio morto no arranque; parece um carro a gasolina em que um gajo deixa o carro ir abaixo; só depois de lhe mexer na centralina e por mais cv é que se gosta.

anda bem e gasta mais ou menos pouco; depende do pé

é um carro honesto se foi bem tratado pelo dono anterior..

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Opiniao de 1.3 multijet ( Fiat Panda, Ypsilon, Punto)
« Responder #4 em: 29 de Julho, 2012, 19:55:01 »
Não tenho um panda, mas, posso dizer-te como possuidor de um GPunto 1.3 multijet de 75 cv de 2008, que o motor me traz muita felicidade.

Estou sobejamente contente, porque não sendo adepto da velocidade, mas, sim dos consumos baixos e nesse aspeto posso dizer-te que este motor faz maravilhas. No entanto, também não me desilude nas prestações, quando eu preciso de vencer o pouco tempo que disponho para cumprir determinado percurso, apesar da sua baixa cilindrada.

No meu ponto de vista o único senão que esta pequena grande "Bela" tem é mesmo a "preguiça" abaixo das 2000 rpm, que no meu caso a solucionei inativando a EGR e colocando-o a respirar melhor.

O motor conta com 75k e até ao presente momento nada a declarar de surpresas negativas, a não ser uma limpeza precoce da EGR, que me obrigou a inativá-la, fora esse pormenor, somente tenho feito as revisões periódicas. :fiat:



 
« Última modificação: 29 de Julho, 2012, 19:56:32 por lovefiat »

Rudrigues

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 477
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Il Fire è sempre l'ultimo a morire!
Re: Opiniao de 1.3 multijet ( Fiat Panda, Ypsilon, Punto)
« Responder #5 em: 29 de Julho, 2012, 22:18:10 »
Muito Obrigado pelas respostas....

Qualquer outra respotas será, obviamente, bem vinda...

Abraço

Rudrigues

jlandrade

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 511
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    v.n.gaia
Re: Opiniao de 1.3 multijet ( Fiat Panda, Ypsilon, Punto)
« Responder #6 em: 29 de Julho, 2012, 23:47:10 »
boas,ora bem...ate hoje o meu punto mk2b 1.3mjet conta com quase 132000kms e so teve de levar a polie do alternador e velas,por isso nao acho que seja um motor problematico...tenho um amigo que tem o dele com quase 300000kms e tambem nao tem razoes de queixa do motor,por isso nao acho que seja um motor problematico  :uikabom:

 quanto a consumos,depende do trajecto que faças...o meu ja chegou a fazer 1016kms com um deposito,a maioria em ae...como eu faço muito trajecto em cidade nao serei a melhor pessoa para te conselhar quanto a isso mas o meu faz medias de 5.9l/100kms +- com pneu 195/55 r15...o pneu de origem é 185/55 r15,penso eu,logo deve gastar menos qualquer coisa
fiat punto 1.3mjet sportvan

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Opiniao de 1.3 multijet ( Fiat Panda, Ypsilon, Punto)
« Responder #7 em: 30 de Julho, 2012, 01:18:09 »

Desculpem a minha ignorância mas não entendi o comentário do membro anterior...


O que não entendeste?

Andaste a ver Pandas, Ypisilon e Punto... Eu mostrei-te aquela que é, para mim, a melhor opção dentro da Fiat com esse motor.

É um carro com um design arrebatador, versátil em termos de uso pessoal e profissional e que explora de forma muito eficaz o 1.3 Multijet!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

NetEnforcer

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 2720
  • Karma:
    +1/-0
Re: Opiniao de 1.3 multijet ( Fiat Panda, Ypsilon, Punto)
« Responder #8 em: 30 de Julho, 2012, 09:58:09 »
Mais um com o 1.3 mjet de 70(ou será 75?) cv's num mk2b.

Fez 260 e poucos mil até ser vendido. Era o carro com que a minha mae andava e tinha 0 de manutenção. O mesmo oleo (long-life) fez 40 mil km's até ser trocado, o carro levou uma embraiagem aos 185 mil km's e por falta de manutenção, uma corrente de distribuição aos 200 e tal mil.

Nunca se negou a andar, fazia consumos brutais e mesmo com manutenção de cão, pegava à primeira e trabalhava que era uma maravilha.

Em baixas era um motor um pouco amorfo, mas assim que passavas a barreira das 1500 rpm's, o motor ganhava vida. Foi das primeiras versões do 1.3 mjet acho eu...de 2005.

Bom motor, dos mais fiáveis que já vi  :t_up:
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

Carrera_Ace

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 96
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo 1.6MJet Sport | Punto 1.3MJet Sound
Re: Opiniao de 1.3 multijet ( Fiat Panda, Ypsilon, Punto)
« Responder #9 em: 30 de Julho, 2012, 11:02:28 »
Tenho um Punto mk2b 1.3JTD de 2005, com 115 mil km.
Problemas de mecânica...ZERO! Só tive um pequeno quiproquó com o turbo, por volta dos 40mil km que teimava em entrar a uma rotação elevada. Felizmente resolveu-se com uma afinação/limpeza e desde então é sempre a rolar!

Um amigo tem um com mais de 190mil e problemas...ZERO!

Portanto, quanto à fiabilidade estamos conversados.

A manutenção também não é muito dispendiosa pois pode fazer as trocas de óleo e filtros aos 30.000, apesar de eu antecipar sempre um pouco devido à utilização em meio urbano.

Consumos? Com muita cidade, consigo fazer médias de 5,4. O meu amigo, que faz bastante estrada, está com média de 4,5 e já fez menos. É preciso dizer mais?

Quanto à utilização, penso que já foi dito: sem o turbo entrar (1.800/1.900rpm) é pasteloso (à semelhança da generalidade dos veículos turbinados), depois disso é muito, mas mesmo muito agradável de utilizar. Tem óptimo binário, mantém os andamento com grande facilidade. Mesmo em AE, com subidas exigentes, não se deixa intimidar... Naturalmente que este discurso se aplica a quem espera uma reposta honesta deste motor, ou seja, andamentos calmos. Quem procura adrenalina é melhor ir bater a outra porta...  :D

Conclusão: a minha opinião sobre este motor só podia ser a melhor!

Abraço!
« Última modificação: 30 de Julho, 2012, 11:04:09 por Carrera_Ace »

Rudrigues

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 477
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    Il Fire è sempre l'ultimo a morire!
Re: Opiniao de 1.3 multijet ( Fiat Panda, Ypsilon, Punto)
« Responder #10 em: 30 de Julho, 2012, 11:58:22 »
 Agradeço a todos os membros a pronto resposta...

Ao user Artur Branco as minhas desculpas, pois não conheço o modelo que está na imagem...

Nuito obrigado a todos mais uma vez...

Abraço

E boa semana

Rudrigues

NetEnforcer

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 2720
  • Karma:
    +1/-0
Re: Opiniao de 1.3 multijet ( Fiat Panda, Ypsilon, Punto)
« Responder #11 em: 30 de Julho, 2012, 13:03:24 »
Não é a Fiat Qubo?
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

Carrera_Ace

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 96
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo 1.6MJet Sport | Punto 1.3MJet Sound
Re: Opiniao de 1.3 multijet ( Fiat Panda, Ypsilon, Punto)
« Responder #12 em: 30 de Julho, 2012, 15:43:55 »
Sim, é o Qubo.
Concordo com o Artur, o design está muito bem conseguido e para quem procura uma viatura versátil, que concilie resposta profissional com utilização pessoal, é uma excelente proposta.

Já se a versatilidade/capacidade de carga não for um critério importante, preferia um GP pois julgo que tem uma relação com a estrada mais equilibrada (estabilidade/desempenho em curva/aerodinâmica), apesar de muito mais visto por essas estradas...

jlandrade

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 511
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    v.n.gaia
Re: Opiniao de 1.3 multijet ( Fiat Panda, Ypsilon, Punto)
« Responder #13 em: 30 de Julho, 2012, 15:51:35 »
Sim, é o Qubo.
Concordo com o Artur, o design está muito bem conseguido e para quem procura uma viatura versátil, que concilie resposta profissional com utilização pessoal, é uma excelente proposta.

Já se a versatilidade/capacidade de carga não for um critério importante, preferia um GP pois julgo que tem uma relação com a estrada mais equilibrada (estabilidade/desempenho em curva/aerodinâmica), apesar de muito mais visto por essas estradas...

eu acabei de pagar o meu agora senao trocava por um gp sport de 5lugares,ja se arranjam a bom preço com poucos kms...mas a vida nao esta para andar a gastar €s em creditos automoveis depois de ter um carro pago que para ja serve perfeitamente as exigencias do dia a dia
fiat punto 1.3mjet sportvan

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Opiniao de 1.3 multijet ( Fiat Panda, Ypsilon, Punto)
« Responder #14 em: 30 de Julho, 2012, 16:56:15 »
eu acabei de pagar o meu agora senao trocava por um gp sport de 5lugares,ja se arranjam a bom preço com poucos kms...mas a vida nao esta para andar a gastar €s em creditos automoveis depois de ter um carro pago que para ja serve perfeitamente as exigencias do dia a dia

x2
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0