Autor Tópico: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.  (Lida 23631 vezes)

0 Membros e 6 Visitantes estão a ver este tópico.

FDAD

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 94
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Boas caros  :fiat: istas.

Recorro novamente à vossa ajuda, passa-se o seguinte, o carro tem apresentado alguns problemas em andamento, desde ir na autoestrada a 100 engato 5ta e o carro perde força chegado a reduzir de velocidade bruscamente. Soluça muito a trocar de mudanças. A titulo de exemplo que também me aconteceu foi passar de primeira para segunda o carro passar das 2700 e dar um corte na velocidade em que parecia bloqueado, nem acelerando aumentava, trocando para 3ra resolveu a situação, reduzi e voltei a acelerar e já não repetiu. O mais frequente são mesmo quando coloco uma velocidade para acelerar e ele morre ali, ou não acelera ou abranda e os soluços. Se fizer uma «retada» com o carro a arrancar já nas 2500 e fizer trocas tardes e rapidas ele parece uma bala, isto quando não se corta e abranda ao ponto de me puchar o cinto.

Levou velas novas e cabos para elas estão a chegar que um dos antigos está traçado (mas o carro ja foi comprado assim e nunca tinha dado problemas)

Têm alguma ideia do que poderá ser? O consumo de gasolina aumentou, e quando acontece a perda de velocidade ele faz mais fumo e perde potência.

Muito Obrigado
Fábio D.A. Dias
« Última modificação: 29 de Março, 2013, 17:34:57 por FDAD »

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7126
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #1 em: 29 de Março, 2013, 17:30:03 »
Ajudar propriamente dito nao te poderei ajudar muito mas pelo que dizes no final acerca do fumo. Fumo normalmente e combustivel mal "queimado". Tambem poderia ser oleo mas penso que nao seja o caso. quando esse cabo de velas xegar ve se notas melhoras. podes ter cortes na tensao das velas e dai os suluços, embora apenas um cabo danificado nao me apreça suficiente pra isso.
Mas ate la mais alguem te vai dizer algo bem mais enriquecedor do que aquilo que te acabei de dizer... ;)

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #2 em: 29 de Março, 2013, 17:43:44 »
será injectores???

o meu tinha um encravado, trabalhava mesmo mal
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #3 em: 29 de Março, 2013, 17:47:45 »
No meu y10 tive o mesmo problema que tu, passava em buracos e o carro soluçava, passava de 2ª para 3ª por exemplo e não respondia logo quando acelerava... troca o cabo das rotações(??), não sei se será este o nome técnico, vê por sensor das rotações, mas é o cabo completo, no meu tinha mau contacto....

Algo deste género:
http://turbi.turbisegmento.pt/sensor_rotacoes.htm
   Fiat Panda YOUNG

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #4 em: 29 de Março, 2013, 17:51:20 »
Tem catalisador?

Qual o estado do catalisador?

FDAD

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 94
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #5 em: 29 de Março, 2013, 18:20:20 »
Boas, obrigado por as vossas sugestões, ao que vos posso responder, os injectores usufruiram de um daqueles liquidos da REDEX para o efeito eu sei que isso roça os 15% se tanto se sucesso, levou à uns meses atras quando ainda nem apresentava estes problemas e notei melhoria.

No caso do meu, chega mesmo a prender eu noto o carro como se estivesse já no limite de rotações, um esforço preso e não desenvolve.

Catalizador já não é o de origem é um usado (trocado à 6 meses, o original ficou liso depois de ser passado a ferro numa rocha) mas com pouca rodagem, não está com fragmentos (que se ouçam)  e levou um escape novo à cerca de 2 meses.

Obrigado a todos.

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #6 em: 29 de Março, 2013, 22:03:13 »
Como está o motor a nível de afinação, ponto, avanço...
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

FDAD

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 94
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #7 em: 30 de Março, 2013, 11:37:20 »
O carro levou distribuição nova à 3 meses e saiu da oficina sem problemas, terá saltado um elo por folga a mais?

Muito Obrigado.

juve_elx

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1573
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #8 em: 30 de Março, 2013, 11:39:33 »
isso cheira-me a captor de rpm... um sensor que esta do lado direito do motor (lado passageiro), no fundo a ler a velocidade de uma roda dentada.
verifica se esta limpo e com a folga certa (1mm).

FDAD

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 94
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #9 em: 30 de Março, 2013, 13:31:11 »
Vou verificar o sensor de rpm, obrigado por a sugestão, entretanto ontem enquanto conduzia pude graças a mais uma falha observar o comportamento, e como ia na nacional e já era tarde sem ninguém na estrada acelerei e mal ele começou a falhar eu posso garantir que ter o pé pressionado 1cm foi mais eficaz do que ter a fundo, mas díspar mesmo, quanto mais carregava parecia que abrandava, a passo que pressionar ao de leve deu-lhe um impulso suave de boa aceleração. Parecia a embraiagem, precisei sentir o ponto preciso em que fez com que acelerasse...

Muito Obrigado.

FDAD

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 94
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #10 em: 06 de Abril, 2013, 01:25:46 »
Boas, ontem recebi os cabos troquei e senti muitas melhorias, reduziu o que havia (soluçar) em 70%, muito suave em geral, se arrancar mal o ligo, mesmo em quente ainda se afoga todo mas la passa. O que ocorre muito é se deixar o carro ao relanti estacionado e ao acelerar faz muito fumo e parece preso, mas se o fizer repetidas vezes sem o deixar muito ao relanti torna-se rápido e limpinho.
Algo que acontece muito é eu dar a chave e pegar logo à primeira ou então fica 10 segundos com o motor de arranque a puxar por o motor sem haver combustão sequer.
« Última modificação: 07 de Abril, 2013, 01:19:55 por FDAD »

TOZEVE

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 446
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • TOZEVE
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #11 em: 06 de Abril, 2013, 06:39:04 »
O sensor de temperatura aumenta o debito bquandop está frio, se estiver a trabalhar mal afoga o carro em baixas e até pode ir a baixo, normalmente até custa a pegar quando está quente.
Em alta RPM o que não queimar sai pelo escape mas atenção que vai dando cabo do catalizador, se afoga entra gasolina fria no catalizador que está quente e como é ceramica pode partir...
Se poderes leva a alguem que tenha maquina e verifica alguns parametros , o não dar falhas nem sempre é conclusivo , temos mesmo de ver alguns sensores a trabalhar.
Obrigado

Toze

FDAD

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 94
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #12 em: 07 de Abril, 2013, 01:23:51 »
Eu ei de filmar o comportamento dele, hoje tive que ir ao motor porque coloquei uma protecção que faltava no carro desde que o comprei, a das bobines das velas e só toquei no cabo do sensor de posição de borboleta e nos dois cabos que ligam a cada uma das bobines e não é que ele voltou a soluçar como nunca...  o problema anda por aquela zona do motor... Quando o comprei podia arrancar mal o ligava sem problema algum, nem tremia a frio ou a quente...

O meu problema é mesmo ter tempo para o levar a um mecânico pois saio tarde do trabalho..

TOZEVE

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 446
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • TOZEVE
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #13 em: 08 de Abril, 2013, 06:32:34 »
Eu ei de filmar o comportamento dele, hoje tive que ir ao motor porque coloquei uma protecção que faltava no carro desde que o comprei, a das bobines das velas e só toquei no cabo do sensor de posição de borboleta e nos dois cabos que ligam a cada uma das bobines e não é que ele voltou a soluçar como nunca...  o problema anda por aquela zona do motor... Quando o comprei podia arrancar mal o ligava sem problema algum, nem tremia a frio ou a quente...

O meu problema é mesmo ter tempo para o levar a um mecânico pois saio tarde do trabalho..

Pode ser as bobines , desligas um desses cabos de cada vez e ficas logo a saber qual esta boa e qual está avariada...
Obrigado

Toze

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Fiat Punto 75 ELX -> Problema -> Soluça ou trava ao acelerar.
« Responder #14 em: 08 de Abril, 2013, 10:58:29 »
protecção das bobinas? tira fora!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma