Autor Tópico: Opinião Bravo 2009  (Lida 20459 vezes)

0 Membros e 5 Visitantes estão a ver este tópico.

hmlopes

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 589
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #45 em: 06 de Setembro, 2013, 10:36:02 »
Sem dúvida que a confirmar-se o problema de escape deve ser corrigido.

Tirar o FAP é essencialmente mau para a saúde publica! As partículas em suspensão são um problema nas cidades!

Já sei que em termos mecânicos é uma menor valia, mas se é assim com os actuais, como será com os cataliticos de ureia que estão aí a surgir?

Não percebo é onde pára a fiscalização, artigo 79º Código da estrada.





Zito

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 540
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #46 em: 06 de Setembro, 2013, 14:21:44 »
Obrigado pela resposta Borgata :)
Sim, a tirar será como dizes que fazes (ficar livre por dentro ou levar um tubo directo por dentro da panela, estando mais inclinado para a primeira opção) mas ainda tenho de esperar quase 3 anos para acabar a extensão de garantia  :dry:. A EGR deve ficar... o que me chateia é mesmo a FAP

Eu sei que não fica um carro "tão limpo" mas acredito que não seja uma diferença muito grande e vai-me poupar muitas voltas e t€mpo. Essa das FAPs ardidas é que não sabia!!  :o MEDO!!!

Já sei que em termos mecânicos é uma menor valia, mas se é assim com os actuais, como será com os cataliticos de ureia que estão aí a surgir?
Não percebo é onde pára a fiscalização, artigo 79º Código da estrada.

Na minha humilde opinão, o maior problema é o sistema utilizado... para além do grupo FIAT e da Mazda, não tenho conhecimento de mais nenhuma marca em que o nível do óleo do motor suba por causa das regenerações. No nosso (meu) caso, em vez de ver se tenho perda de óleo para depois acrescentar, tenho de ver quando tenho de o tirar, o que é um transtorno do caraças - ter de ir a uma oficina para isso (não sou mecânico como muitos).
Para isto não acontecer tenho de entrar em AE sempre com as rotações lá em cima para que não seja injectado gasoleo e para que a queima seja por temperatura atingida "normalmente", o que, como podes imaginar, nem sempre é possível. Além disso as médias são bastante influenciadas por estes "passeios" forçados, e consequentemente os €€ deitados ao lixo.

Se não fosse por isso, ou seja, se pudesse deixar o carro a trabalhar normalmente sem me preocupar com o nível do óleo nem ponderava a remoção. Mas isto, aliado ao facto de limitar as minhas viagens (evito ao máximo ir para as cidades com o meu carro porque sei que passado uns kms tenho de ir "passear" com o carro) é o que me motiva a retirar a FAP, pois não pode ser o carro a mandar em nós...

Se é mais prejudicial para o ambiente? É... Se fico contente por estar a contribuir para isso? Não... Se sou totalmente contra as chaminés com rodas em que nem ves a estrada à tua frente? SIM!!!!
Mas ponderando isto tudo o que relatei, e contando que o fumo que ele ficará a deitar será diminuto, o que fazias se estivesses no meu lugar?
(Faço esta pergunta não a ti directamente mas a toda a gente, porque sei que a tua resposta foi geral... mas já agora gostava de saber a tua opinião :))

Há quem faça estas alterações para o carro andar mais, há quem faça por outros motivos mais "lógicos".

Quanto à fiscalização... acredito que quase 1/3 dos carros não pudesse circular (incluindo a gasolina) tal é o estado deles.

Desculpem o testamento :P

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #47 em: 06 de Setembro, 2013, 14:51:45 »
Zito, desculpo-te o testamento e digo-te mais agrada-me a tua opinião.

No meu caso, que não tenho fap, mas catalisador, apenas desliguei a egr, pois circulo muito em cidade e o sistema entope facilmente...porém, deixei o catalisador fazer a sua função, uma vez que está mais que testado o seu bom funcionamento e poucas avarias/nenhumas dá, logo, é fiável e a sua remoção apenas me daria mais fulgor ao carro.

No teu caso, acredito que a fap, elimina muita poluição, mas, como dizes o sistema no caso Fiat foi mal elaborado, pois, se poupamos o meio ambiente das partículas nocivas, acrescentamos mais co2 nas voltinhas que temos de circular, para que a fap faça a sua regeneração e chatices do nível e muda do óleo, logo, pergunta que beneficio tiramos deste sistema, quer em termos ambientais e económicos!? 

hmlopes

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 589
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo Sport Tjet ; 500 Lounge Twinair
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #48 em: 07 de Setembro, 2013, 10:14:27 »
Os carros que cumprem as normas Euro 1, 2, 3, 4, 5 e posteriores deveriam ser avaliados nas IPO como tal. Mas não!
Apenas os gasolina têm de mostrar que o catalisador está a funcionar nem que estejam 10min ás 4000rpm para tal (o que tb não indica grande saúde). Nas IPO as normas EURO, nomeadamente no que diz respeito a partículas, não são aferidas, como tal os carros sem FAP ou com FAP fictício passam igualmente desde que não façam fumo visível... corrijam-se se estiver errado! Mas é o que vejo nos IPO, mesmo sabendo que as normas não deiam essa margem de manobra.

Para terminar, a dualidade de critérios e rigor nos IPO é tal que um gajo que ande a GPL vai à inspecção e dizem para um tipo por o carro a funcionar no modo mais poluente, leia-se gasolina, mesmo que esse sistema ligue no máximo durante 2 min ou 500m de uma viagem... Mas depois na estrada andam montes de cafeteiras a deitar fumo negro para o nosso habitáculo!






Zito

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 540
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #49 em: 07 de Setembro, 2013, 11:47:43 »
Os carros que cumprem as normas Euro 1, 2, 3, 4, 5 e posteriores deveriam ser avaliados nas IPO como tal. Mas não!
Apenas os gasolina têm de mostrar que o catalisador está a funcionar nem que estejam 10min ás 4000rpm para tal (o que tb não indica grande saúde).

Depende do sitio onde vás, se conheces alguém no centro... Há centros que acho que se o carro chegar lá pelo seu próprio "pé" já o passam  :lol:
Muitas vezes eles fazem isso porque os catalizadores não estão na temperatura ideal... no meu antigo carro eles também ficavam lá um bom bocado a acelerar porque eu ia directo de casa para lá (o centro de inspeções a que vou é relativamente perto).
Quando percebi o motivo, ia dar umas voltinhas antes de ir à inspecção e era so acelerar e paravam logo.

E sim, como já disse sou totalmente contra os "comboios" nas estradas....

E acabaste por não responder à minha pergunta do que fazias na minha situação... :P

NovaBravo

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #50 em: 01 de Outubro, 2013, 23:50:45 »
Meus amigos, como apreciador do Fiat bravo decidi vir aqui contar o que me aconteceu:

Como sabem comprei um Fiat Bravo de 2009 à cerca de 3 mesitos, do qual estou muito satisfeito, pois considero que fez o seu trabalho na perfeição, desde que o comprei com 75000 KM tem hoje 90000Km por isso andou muito todos os dias e nunca deu problemas.

Mas hoje na autoestrada em Ovar circulava a cerca de 100 KM/h e com o piso um pouco molhado, não sei o que aconteceu pois não ia rápido, de um momento para o outro despistei-me, o carro capotou cerca de 5 ou 6 vezes ultrapassou as barreiras e caiu num precipício.
Eu estou bem, embora o Fiat tenha ficado completamente destruído, o carro está intacto de motor, mas está todo torcido, tinha posto pneus novos nas jantes de 17' quando o comprei, por isso não sei como é possível algo deste género me ter acontecido, pois à anos que ando todos os dias na estrada e é a primeira vez que me acontece algo assim.

Basicamente é um prejuízo enorme, se vocês souberem de alguém que esteja disposto a ficar com ele por um quantia justa por favor contactem que eu envio fotos, o mail é o [email protected]

Se me puderem aconselhar como devo proceder agora, para vender o carro ou tirar o máximo proveito das peças para venda, o meu objectivo era reduzir o prejuízo ao máximo, mas não sei o que devo fazer, se desmonto o carro ou vendo assim, qualquer das duas formas eu não sei como se faz ou como tenho de proceder.

Fiquem bem e andem devagar!
« Última modificação: 02 de Outubro, 2013, 00:00:18 por NovaBravo »

joaoremedios

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 48
  • Karma:
    +0/-0
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #51 em: 02 de Outubro, 2013, 00:33:18 »
desmonta o carro e vende a peças

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7126
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #52 em: 02 de Outubro, 2013, 08:29:55 »
A minha opiniao, e nao passa disso mesmo, seria, se possivel e parece que e, fazer o abate da matricula do veiculo e vender o carro as peças.

Se tiveres como desmontar as peças aconselho, assim fica sempre de tua mao. Ou entao quem qizer as peças que as desmonte, mas ai deves ter algum cuidado pra nao desmontar ou estragar outras peças que te possam fazer jeito.

O teu despiste foi na A1 ou A29. Passei ontem por um carro capotado na A29.  :blink:

NovaBravo

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #53 em: 02 de Outubro, 2013, 08:33:50 »
Foi na A29!

NovaBravo

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #54 em: 02 de Outubro, 2013, 08:41:33 »
Não sei se compro outro igual ou não! Tenho receio!

NovaBravo

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #55 em: 02 de Outubro, 2013, 08:46:38 »
Mais fotos...
« Última modificação: 02 de Outubro, 2013, 08:47:46 por NovaBravo »

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 865
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #56 em: 02 de Outubro, 2013, 09:09:32 »
Fogo é preciso ter azar, ainda bem que foi só o carro... Não tens seguro de danos próprios?
FIAT UNO 45 S EVOLUTION, 1990 -

FIAT PUNTO 1.2 ELX 16V, 2001 -

FIAT PUNTO 1.3 MJET, DYNAMIC, 2003 -

NovaBravo

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #57 em: 02 de Outubro, 2013, 09:32:13 »
Não tinha seguro contra todos os riscos, porque fiz tranferência do seguro do meu C4 para o Fiat Bravo, o C4 tinha seguro contra todos os riscos, mas como à 1 ano atras foi avaliado por 2000€ não compensava ter um seguro desses.
Como fiz transferência do seguro o Fiat tambem não tinha seguro contra todos os riscos, na altura nem pensei nisso.

Mas tens razão ainda bem que foi só o carro.
Se alguém me puder ajudar com esta situação agradecia.
Obrigado!!
« Última modificação: 02 de Outubro, 2013, 09:37:29 por NovaBravo »

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #58 em: 02 de Outubro, 2013, 10:51:25 »
A esrutura base n parece mt afectada

Sent thru Tapatalk
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Opinião Bravo 2009
« Responder #59 em: 02 de Outubro, 2013, 11:31:54 »
Se tiveres onde guardar o carro, é "descascar" ao máximo e vender as peças na net... Interiores, farolins, jantes, motor completo ou em partes, etc...

Quando tiveres tudo descascado e inventariado, chamas um "ferro-velho" e vendes a chapa para que te passem o documento para abate.

Será a melhor forma de ainda realizares algum dinheiro!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0