Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 495561 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #585 em: 16 de Janeiro, 2015, 19:42:00 »
E o mimo do fim de semana é...

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7127
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #586 em: 16 de Janeiro, 2015, 20:29:16 »
Agora e que vai for!!!  :t_up:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #587 em: 17 de Janeiro, 2015, 21:57:21 »
Penitencio-me desde já por não ter muitas fotos... Resumo do fim de semana até agora:

1- Cabos de velas trocados. Noto talvez mais regularidade a frio. A quente, está igual (bom!)

2- Andei hoje à tarde a tentar perceber porque é que o pára-choques traseiro está um pouco descaído do lado esquerdo. Descobri: tem semi-partido e deformado o suporte que permite aparafusá-lo junto à panela de escape. Tenho de ver se levo ao chapeiro e vejo se tem salvação ou se compro um novo.


3- Já que estava numa de pára-choques, fui ver se conseguia perceber porque é que o da frente não estava totalmente fixo. O problema não era só de ter já levado bastantes pancadas: faltavam os dois parafusos de fixação atrás da grelha.
Já estão colocados, mas o pára-choques continua a precisar de ser substituído...



4- Fiz uma intervenção no pisca dianteiro esquerdo. Estava mal encaixado no farol. Lá consegui fixá-lo melhor, mas creio que aquele encaixe está achanatado... De todo o modo, este pisca e farol (esquerdo) não são de origem. São VALEO, ao contrário dos CARELLO do lado direito.

5- Continuo com dúvidas sobre o funcionamento da luz da reserva.
Já fiz ligação directa entre o negativo e positivo junto à bóia e a luz acende.
Logo, ou a bóia está pifada ou simplesmente ainda não a deixei chegar ao mínimo da reserva. Sei que a melhor forma de testar era tirar a bóia cá para fora e ver se a luz acende; mas não a consigo tirar! Aquilo está mais preso que sei lá!

Quem tem unos MkII que me ajude: é suposto a luz só acender quando o ponteiro está mesmo a apontar para o zero? É que, no meu, já vai no primeiro tracinho e ainda não acendeu...

Agora o que me vai ocupar de seguida, em que preciso da vossa ajuda.

- Continuam a irritar-me os barulhos dos anéis em volta dos trancadores das portas interiores. Fiquei com receio de não ter percebido bem o que disse o Luke: devo mesmo colá-los à forra interior da porta?


- As molas do banco do condutor fazem algum barulho... Há alguma forma de o tirar?

- O motor, em desaceleração, não tem um funcionamento regular... Parece que falha quando está engatado a descer. Mas não falha a acelerar! (?!).
Isto será do dispositivo de corte de gasolina? Ou o sintoma não é condicente?

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #588 em: 18 de Janeiro, 2015, 04:06:18 »
Em relação a algo que relataste lá atrás acerca da iluminação do interior e falhar a electricidade no carro, luzes, comandos, carro desligar etc.. o meu fazia o mesmo, andei umas boas semanas atrás disso, cabos de massa, até a caixa de fusiveis troquei e ficava igual.. um dia simplesmente deixou de fazer e não me perguntem o pq.. pq nunca cheguei a perceber.. nunca mais falhou..  :buba:
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #589 em: 18 de Janeiro, 2015, 09:34:44 »
Pois, o meu também deixou de fazer no dia em que limpei todos os cabos de massa. Julgo que seria um deles, mas não saberei nunca qual...

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #590 em: 18 de Janeiro, 2015, 22:52:17 »
cola mas com uma pontinha de silicone ou cola de juntas, muito pouco mesmo, só para ficarem no sitio e não andarem aos pulos, se tiveres que tirar as forras, eles vão ter de soltar da forra
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #591 em: 20 de Janeiro, 2015, 00:09:05 »
Novidades rápidas:
1- Ponteiro da gasolina já apontava quase para o 0 é nada de luz; achei que era altura de ir encher o depósito para ver quantos litros entravam... 25,5! Ou seja, se o depósito tem capacidade para 42 litros, ainda lá estavam quase 17 litros... A luz não acendeu porque nao tinha de acender, o ponteiro é que é pessimista.
Será falta de uso ou devo começar a procurar uma bóia nova?

2- Consegui finalmente arranjar o perno do tensor da correia de tamanho certo, para poder voltar a encaixar correctamente a tampa da distribuição. A ver se durante esta semana consigo tratar disso.

3- Meti gasolina 98. Noto imensa diferença. A ignição deve estar afinada para gasolina 98....

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7127
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #592 em: 20 de Janeiro, 2015, 08:31:41 »
Nao conheço essa boia, mas se o principio for o mesmo do thema deves ter de trocar. podes sempre tentar perceber como e que funciona a parte do ponteiro. Aparte da luz e concerteza o fechar de um contacto quando a boia atinge um determinado limite...

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #593 em: 20 de Janeiro, 2015, 12:44:27 »
O ponteiro marca cheio quando está atestado? podia ser o ponteiro que estar mal posicionado... pode ser que alguem tenha desmontado e ao voltar a por no sitio tenha ficado fora do "ponto".  :ninja:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #594 em: 20 de Janeiro, 2015, 16:41:57 »
Naso: sim, depois de cheio, o ponteiro subiu até ao "cheio". Não foi imediatamente, mas devagarinho foi subindo até ao "cheio".

TwinThema: pois, julgo que é exactamente assim. Terá um interruptor que liga quando a bóia desce de determinado ponto.

Bom, vou agora esperar 400kms e vejo onde estará o ponteiro nessa altura...

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #595 em: 20 de Janeiro, 2015, 20:59:10 »
Isso é a bóia que fica presa!

Aconteceu-me montes de vezes... Solução: Levantas o banco de trás, retiras a tampa e depois os tubos da gasolina e a ficha que leva a informação até ao ponteiro depois retiras a bóia, desmonta-a, ela tem umas listas de cobre onde "corre" a bóia em si, essas listas são os contactos e dependendo da posição em que a bóia se situe neles o ponteiro indica o nível no quadrante.

Conclusão, retirar a bóia, desmontar, limpar bem os contactos, lubrificar e voltar a montar. (Quando a montares , antes de meteres no carro abana-a para perceberes se a bóia mexe lá dentro)

Comigo funcionou!  :t_up:
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #596 em: 20 de Janeiro, 2015, 22:27:27 »
Mickey, vou ver se tento outra vez tirá-la. A parte de limpar os contactos está várias vezes feita. Inclusive para testar a luz, fazendo ligação directa.
O problema tem sido retirar a bóia. Está completamente presa, colada. Há algum truque para a puxar? É que puxar ali pelos tubinhos de plástico não dá jeito nenhum)

(também pode ter acontecido que, ao fim de 5 anos sem meter gasolina, um depósito cheio pode ter soltado a bóia... ou não?)

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #597 em: 20 de Janeiro, 2015, 22:43:30 »
tem cuidado com a boia, o plastico pode tar fragil. ela sair sai, desenrosca isso, desliga os tubinhos com jeito, mas muito jeito, mas parti uns......

e cuidado ao abrir, e ade ficar bom, limpar ajuda bastante
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #598 em: 21 de Janeiro, 2015, 23:42:19 »
Hoje, depois de um dia especialmente trabalhoso e cheio de vontade de ir dormir... Cometi o erro de abrir a garagem:


Por mais cansado que estivesse, não resisti. Eu tinha mesmo de ir dar uma volta nele.
Rodei a chave e lá fui a uma voltinha nocturna. Continuo a adorar o som de um FIRE carburado. Tem um cantar inconfundível. A resposta dele é uma delícia, com uma velocidade de reacção que a electrónica não dá.



Depois de uma volta à chuva, continuo muito contente com a evolução do bicho. Depois de 5 anos sem ver a luz do dia, tem os problemas eléctricos superados e está afinadinho. É um gosto ver um quadrante bem iluminado e com todos os ponteiros onde deviam estar. Inclusive o da gasolina ;))


E pronto. Mais umas aceleradelas e acabou. Amanhã há mais...


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #599 em: 21 de Janeiro, 2015, 23:51:14 »
:t_up:
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma