Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 494583 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #615 em: 27 de Janeiro, 2015, 00:52:18 »
Mais um a precisar de medicação!  :P  :point:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #616 em: 27 de Janeiro, 2015, 00:56:24 »
Mais um a precisar de medicação!  :P  :point:

Não podem ver nada, parecem putos! :lol: :lol: :lol:

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #617 em: 27 de Janeiro, 2015, 01:13:22 »
Mais um a precisar de medicação!  :P  :point:

Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #618 em: 27 de Janeiro, 2015, 08:14:37 »
Mais um a precisar de medicação!  :P  :point:
E tem de ser da forte... ;))

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7127
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #619 em: 27 de Janeiro, 2015, 08:56:04 »
 :lol:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #620 em: 27 de Janeiro, 2015, 11:16:15 »
Já comecei o dia com o ego em alta!

Fui ao chapeiro para ele dar um orçamento na reparação do (único) podre na mala, soldar um suporte do pára-choques traseiro, desempanar a mala e a porta traseira direita e pintar o pára-choques da frente.
O homem, que ainda não tinha visto o Uno:
"Este carro está espectacular! Nunca vi um carrito destes com a chapa assim! Sabe, eles costumam ganhar ferrugem aqui nas portas (apontando para a chapa junto ao vidro). Este não tem nada! Quanto lhe custou o carro? Muitos parabéns".

Fiquei logo todo contente.
Vi-o tão entusiasmado que quase aproveitava para lhe pedir para trocar pelo 600D que ele lá tinha a decapar... ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #621 em: 28 de Janeiro, 2015, 18:09:30 »
Como o Uno anda numa fase muito saudável, agora dedico-me a picuinhices. Como sempre, cravo a vossa ajuda.

1. Hoje à noite espero conseguir retensionar a correia do alternador. O que posso usar como alavanca para empurrar o alternador para trás? Um martelo? Alguma dica?

2. A cobertura de plástico interior do tecto de abrir (aquela que está dentro do carro, que se puxa de dentro do forro do tecto, para que o sol não bata na cabeça) faz imenso barulho quando está na posição aberta. Há alguma forma de corrigir isso?

3. Como posso limpar as manchas de sujidade do forro do tecto? Algum produto que aconselhem?

4. Os bancos fazem um ranger de molas, como um colchão velho. Sabem se há algum remédio para isso?

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7127
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #622 em: 28 de Janeiro, 2015, 20:48:08 »
1 - Alem do que ja referiste cabo de vassoura ou qualquer outro objeto que sirva de alavanca em material que nao va danificar o alternador.
2 - Num faço ideia. Isso e folga como se resolve num faço a minima. se fosse meu so desmontando e vendo a razao.  :P
3 - Existem produtos para limpar tecidos a venda nas lojas de acessorios auto. O problema e que mtas xs fica manchado de limpo.  8) Ou seja obriga-te a limpar o painel todo em causa. :D
4 - Provavelmente WD40 resolve. Mas vai com calma, num e virar a lata em doses assustadoras como ja vi algures por ai!!! Era desmonatar o banco procurar as molas e colocar um pouco de WD40 nas molas so pra se calarem...
5 - Ai ja acabou,... :P
6 - Aguarda outras opinioes de malta que ja possa ter feito algo daquilo que necessitas agora.  :t_up:

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #623 em: 28 de Janeiro, 2015, 21:34:23 »
á mão... :) apoias-te literalmente em cima dele e apertas.. se não resultar é porque tens que comer mais!  :point:
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #624 em: 31 de Janeiro, 2015, 10:38:23 »
Desculpem lá chatear com coisas básicas, mas estou farto de olhar para o alternador e continuo com dúvidas estúpidas sobre como chegá-lo mais para trás. Sobretudo porque o apoio do motor tira-me toda a visibilidade.
1- Atendendo ao sítio onde está o apoio do motor, consigo chegar ao parafuso por cima? Ou tenho de tirar a roda e o resguardo e aceder-lhe por baixo?
2- Uma vez que não vejo nada, alguém sabe o que lá está: é uma porca ou um parafuso? Qual a medida?
3- Acho mesmo que a coreia está um pouco solta de mais. Mas a técnica do sabão é aconselhada, dispensando-me de retensionar a correia?

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #625 em: 31 de Janeiro, 2015, 19:54:08 »
Enquanto aguardo conselhos sobre o alternador, hoje à tarde tentei resolver as manchas no forro interior do tecto. Ora, não apenas as nódoas não saíram como o próprio forro, só de esfregar com um pano de micro-fibras embebido em água, começou a mostrar-se enfraquecido.
Aquilo, ao contrário do que eu pensava, não é tecido. É plástico com um revestimento qualquer...
De todo o modo, das duas uma: ou arranjo maneira de tirar as manchas sem desfazer o forro, ou encontro outro.
Segundo vi no OLX, todos aparecem com o mesmo tipo de manchas. Da a sensação que será uma infiltração qualquer do tecto de abrir... Não sei.
De todo o modo, se souberem de algum forro de tecto de Uno SX (com espaço para o receptor do comando do fecho central) e tecto de abrir, cinza azulado, agradeço!

Abraços a todos

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7127
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #626 em: 31 de Janeiro, 2015, 20:33:12 »
1 - Nao conheço o motor assim tao bem pra te poder ajudar

2 - Nao conheço o motor assim tao bem pra te poder ajudar.

3 - Nao.

4 - Nao,... ajudei em mt pois nao?  :laugh:

nunesaf

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 58
  • Karma:
    +0/-0
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #627 em: 31 de Janeiro, 2015, 20:40:01 »
Citação de: afonsopatrao link=topic= 31938.msg549167#msg549167 date=1422700703
Desculpem lá chatear com coisas básicas, mas estou farto de olhar para o alternador e continuo com dúvidas estúpidas sobre como chegá-lo mais para trás. Sobretudo porque o apoio do motor tira-me toda a visibilidade.
1- Atendendo ao sítio onde está o apoio do motor, consigo chegar ao parafuso por cima? Ou tenho de tirar a roda e o resguardo e aceder-lhe por baixo?
2- Uma vez que não vejo nada, alguém sabe o que lá está: é uma porca ou um parafuso? Qual a medida?
3- Acho mesmo que a coreia está um pouco solta de mais. Mas a técnica do sabão é aconselhada, dispensando-me de retensionar a correia?
No meu fire  1000 consigo fazer essa operação toda por cima. Se a memória não me falha tens um parafuso que precisa de uma chave de caixa 16.
se o forro do tejadilho do meu uno se danificasse assim tentaria eu forrá-lo com imitação de alcantara.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #628 em: 31 de Janeiro, 2015, 21:20:31 »
TwinThema, ajudas sempre. Nem que seja para eu saber que tenho amigos a ler isto. ;))

Nunesaf: se no 1000 consegues, no 1108 também hei-de conseguir. Ou estou enganado, ou a diferença dos motores está no curso dos cilindros. Se assim for, tenho o mesmo espaço que tu. Obrigado!

Mickey

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1299
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #629 em: 31 de Janeiro, 2015, 23:46:45 »
Sim consegues fazer o serviço todo pela parte de cima  :t_up:

Chave de caixa ou luneta de 16mm basta aliviares os parafusos e "chegar" o alternador para trás, basta exerceres força com uma mão e com a outra apertar os parafusos, depois podes largar e dar o aperto final!

Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014