Autor Tópico: Fiat Marea nao se aguenta em ponto morto!  (Lida 4114 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

JoanaLemos

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Marea nao se aguenta em ponto morto!
« em: 11 de Outubro, 2014, 15:18:12 »
Bons dias!!

Tenho uma fiat marea de 2001 e tenho um problema com ela, sempre que carrego na embraiagem e tiro o pe do acelerador, o carro não se aguenta em rolantim e vai abaixo, tenho de estar constantemente a acelerar para o carro não se desligar.

Gostava de ter uma ideia do que pudesse estar na origem desta avaria e quanto me pudera custar a resolve-la antes de ir com o carro ao mecanico.

Obrigado

Joana Lemos

Erbium

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 284
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Marea nao se aguenta em ponto morto!
« Responder #1 em: 11 de Outubro, 2014, 15:27:24 »
Qual o motor?
Fiat Croma 1.9M-Jet

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Marea nao se aguenta em ponto morto!
« Responder #2 em: 11 de Outubro, 2014, 15:33:29 »
Boa tarde Joana!

Antes de mais agradecia que te apresentasses à comunidade no tópico das Apresentações.

Dá também uma leitura nas Regras do Fiatistas! http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19122.0

Quanto à avaria da Marea, era importante ter mais alguns dados. Qual a motorização, como está de manutenção, se a avaria surgiu de repente ou se se tem vindo a agravar, etc...

São todas informações importantes para te podermos ajudar!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

JoanaLemos

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Marea nao se aguenta em ponto morto!
« Responder #3 em: 11 de Outubro, 2014, 16:20:32 »
Boa tarde Joana!

Antes de mais agradecia que te apresentasses à comunidade no tópico das Apresentações.

Dá também uma leitura nas Regras do Fiatistas! http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19122.0

Quanto à avaria da Marea, era importante ter mais alguns dados. Qual a motorização, como está de manutenção, se a avaria surgiu de repente ou se se tem vindo a agravar, etc...

São todas informações importantes para te podermos ajudar!

O motor é 1200 a gasolina e o carro é de 98, a avaria tem estado a agravar-se durante cerca de 6 meses, incialmente o carro alternava entre periodos onde acelerava sozinho e periodos onde ia abaixo como agora, gradualmente foi tendo e não tendo esta situação, posso dizer que chegou a estar semanas sem nenhum problema, mas de ha cerca de 3 semanas para ca, que chegou a este ponto e não passa disto, sempte que carrego na embraigem sem estar a acelerar, o carro não aguenta e vai abaixo.

Tenho um amigo que me falou que podiam ser valvulas ou uma coisa chamada sonda lambda, mas sinceramente esse meu amigo ainda percebe menos de mecanica do que eu, por isso decidi perguntar aqui.

O que podera estar na origem? E pensam que se trata de uma reparação muito cara ou não?

Obrigado!
« Última modificação: 11 de Outubro, 2014, 17:18:41 por JoanaLemos »

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Marea nao se aguenta em ponto morto!
« Responder #4 em: 11 de Outubro, 2014, 19:16:25 »
O que podera estar na origem? E pensam que se trata de uma reparação muito cara ou não?

Pelos sintomas, não parece grave, uma boa limpeza da borboleta, do sensor da posição da borboleta e do motor a passo, resolve o assunto, caso estejam todos os sensores em pleno funcionamento.
« Última modificação: 11 de Outubro, 2014, 19:18:25 por lovefiat »

JoanaLemos

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Marea nao se aguenta em ponto morto!
« Responder #5 em: 11 de Outubro, 2014, 19:58:29 »
Pelos sintomas, não parece grave, uma boa limpeza da borboleta, do sensor da posição da borboleta e do motor a passo, resolve o assunto, caso estejam todos os sensores em pleno funcionamento.

Se é so limpeza, não poderei ser eu ou o meu marido a tratar disso?

Como identificar as peças que tenho a limpar?

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Marea nao se aguenta em ponto morto!
« Responder #6 em: 11 de Outubro, 2014, 20:03:40 »
Se é so limpeza, não poderei ser eu ou o meu marido a tratar disso?

Como identificar as peças que tenho a limpar?

Poder até podem, isto se tiverem á vontade com mecanica, pq inclui desmontar a borboleta e o passo-passo, aka motor do relantim ou valvula do relantim....

São de onde?
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

JoanaLemos

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Marea nao se aguenta em ponto morto!
« Responder #7 em: 11 de Outubro, 2014, 20:06:56 »
Poder até podem, isto se tiverem á vontade com mecanica, pq inclui desmontar a borboleta e o passo-passo, aka motor do relantim ou valvula do relantim....

São de onde?

Perto de Lisboa, nao, nao temos grande experiencia com mecanica, mas estamos apertados de finanças, por isso queriamos evitar despesas extra.

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Marea nao se aguenta em ponto morto!
« Responder #8 em: 11 de Outubro, 2014, 21:05:18 »
Perto de Lisboa, nao, nao temos grande experiencia com mecanica, mas estamos apertados de finanças, por isso queriamos evitar despesas extra.

Isso não convêm mexer sem saber o que se está a fazer, são coisas mais ou menos simples, mas se corre mal ficam logo a pé...

É isto que lá tens? :





« Última modificação: 11 de Outubro, 2014, 21:06:54 por Rara »
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

JoanaLemos

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Marea nao se aguenta em ponto morto!
« Responder #9 em: 11 de Outubro, 2014, 21:08:54 »
Isso não convêm mexer sem saber o que se está a fazer, são coisas mais ou menos simples, mas se corre mal ficam logo a pé...

É isto que lá tens? :







Sim, á primeira vista sim.

Para a limpeza dessas peças, quanto é que um mecanico me levaria? (para nao ser aldabrada)

pedro55

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 140
  • Karma:
    +0/-0
Re:
« Responder #10 em: 11 de Outubro, 2014, 21:44:31 »
Aposto na borboleta também. Há quanto tempo nao mudam velas e cabos?
Fiat Punto 55s

JoanaLemos

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Re:
« Responder #11 em: 11 de Outubro, 2014, 21:51:25 »
Aposto na borboleta também. Há quanto tempo nao mudam velas e cabos?

Sinceramente não sei, comprei o carro á uns 18 meses e nunca me deu problemas, de a uns 6 meses para ca começou ou a acelerar sozinho ou a ir-se abaixo. Ate que agora vai sempre abaixo se carrego na embraigem sem acelerar.

Deem-me apenas uma estimativa para saber de que valores estamos a falar?

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Fiat Marea nao se aguenta em ponto morto!
« Responder #12 em: 11 de Outubro, 2014, 22:01:32 »
Isto vai-se por partes...

Começa-se com o mais barato! Limpezas... Limpeza da borboleta e do stepper...

Caso não resolva, que eu acho dificil, pensa-se no passo seguinte!

Falas com o teu marido e combina-se para dar uma olhadela nisso, se ele não se sentir à vontade para se aventurar sozinho!  :t_up:


                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Marea nao se aguenta em ponto morto!
« Responder #13 em: 11 de Outubro, 2014, 22:54:47 »
Falas com o teu marido e combina-se para dar uma olhadela nisso, se ele não se sentir à vontade para se aventurar sozinho!  :t_up:

Tinha pensado nisso mesmo, há malta fiatista antes e depois de Lisboa, é combinar... :charge: :charge: :charge:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

pedro55

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 140
  • Karma:
    +0/-0
Re: Re: Re:
« Responder #14 em: 12 de Outubro, 2014, 01:17:13 »
Sinceramente não sei, comprei o carro á uns 18 meses e nunca me deu problemas, de a uns 6 meses para ca começou ou a acelerar sozinho ou a ir-se abaixo. Ate que agora vai sempre abaixo se carrego na embraigem sem acelerar.

Deem-me apenas uma estimativa para saber de que valores estamos a falar?
Em caso de ser velas e limpeza à borboleta, algum dia teria que suceder pois é algo que com o desgaste e utilizacao acontece. Tive os mesmos sintomas num motor semelhante, 1.2 16v, efetuei limpeza da borboleta, troca de cabos e velas. Ficou resolvido.
Fiat Punto 55s