Autor Tópico: o oleo desaparece, porque?!?  (Lida 25921 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

DiogoL

  • Visitante
o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #45 em: 29 de Abril, 2006, 14:41:59 »
E curiosidade....o que leva os cilindros a perderem compressão?!

Eu estou ja a partir do prosuposto que são os cilindros..mas ESPERO que n seja, q seja algo bem + simples de resolver.

 

Delta1300

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1209
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #46 em: 29 de Abril, 2006, 18:57:19 »
Citar
E curiosidade....o que leva os cilindros a perderem compressão?!

Eu estou ja a partir do prosuposto que são os cilindros..mas ESPERO que n seja, q seja algo bem + simples de resolver.
Então o numero de telefone dele é o : 214 192 039.

Pedes pra falar com ele. É um "velhote" magrinho. Don´t worry...  nao é daquelas raposas que chulam  (lol)

Aquilo fica ao lado da escola primária nº1 de Linda-a-velha, num beco sem saída.

Existe um cruzamento grande na Avenida Tomás Ribeiro, em que se vieres de Algés... viras para a direita e salvo erro virás na 3º à esquerda depois.

Se vieres da A5, viras à esquerda no cruzamento da Tomás Ribeiro e a seguir é igual.

Mas qualquer pessoa ali saberá dizer onde fica a escola ou a a avenida. A escola tem uma pequena praceta. Basta ir para as traseiras da escola e aparece um beco... voilá.
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


Delta1300

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1209
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #47 em: 29 de Abril, 2006, 19:03:29 »
Citar
E curiosidade....o que leva os cilindros a perderem compressão?!

Eu estou ja a partir do prosuposto que são os cilindros..mas ESPERO que n seja, q seja algo bem + simples de resolver.
O que leva a perder compressao , pode ser muita coisa.

Se o desgaste for uniforme em todos eles, pode ser da elevada (elevadíssima)  quilometragem, ou maus tratos gerais, uso de oleo nao apropriado em termos de viscosidade ou aditivagem, nao respeitar o aquecimento adequado e progressivo do motor a frio, idade...

Se o desgaste nao for uniforme, pode ser que nesse cilindro, a parede do cilindro esteja danificada, ou um segmento partido/rachado ou anormalmente gasto em relação aos outros. Pode ser devido a uma falha de lubrificação nessa zona, alguma impureza que riscou ou mais uma vez oleo nao adequado como também nao respeitar o aquecimento do motor a frio.
Ja vi uma vareta cair ao chão, soprarem e ... tunga la pra dentro. :smasher:

Penso eu de que. Mas pode ser que seja doutra coisa qualquer. O Teste de compressão ajuda-te a simplificar e a excluir outras hipoteses mais vagas.
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


DiogoL

  • Visitante
o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #48 em: 29 de Abril, 2006, 23:57:56 »
bem...eu espero espero msm q seja algo bem + simples.... ou turbo ou kalker outra merdinha, pk estou mto satisfeito com o carro tirando este problema.

Mas outra pergunta..se fose problema nos cilindros o carro nc era certinho ao relantim ne?

Eu noto nele uma coisa...quando está frio tem um pouco de variaçoes ao relantim mas quando esta kentinho parece um relogio...certinho certinho.
Mas quando frio n estou a falar de grandes variaçoes...sente-se que as x's tem algo diferente...mas coisa poukinha ou kase nd.

Se fose problema dos cilindros n se iria notas + diferenças ao relantim? msm a kente e a frio?

darth vader

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4410
  • Karma:
    +0/-0
o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #49 em: 30 de Abril, 2006, 21:49:45 »
faz o teste  :smash:  

DiogoL

  • Visitante
o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #50 em: 30 de Abril, 2006, 23:56:09 »
sim sim..o teste está garantido q vou fazer..é ja 3ª ou 4ª.
:S

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #51 em: 01 de Maio, 2006, 10:09:16 »
Se bem percebi tens óleo nas tubagens da zona próxima do filtro de ar e de ligação à bomba injectora, não é??

Se for é segmentos !!!

também tens de dar uma boa olhada no sistema de refrigeração para ver se não fica sujo de óleo, não vá ser da junta da cabeça marada que já deixa passar óleo para a água e vice-versa.

Espero que não seja nada disso....
« Última modificação: 01 de Maio, 2006, 10:09:38 por luis bar »

DiogoL

  • Visitante
o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #52 em: 01 de Maio, 2006, 18:24:27 »
So reparei q ha oleo é no tubo q liga o intercoler ao turbo ou turbo ao intercoler (n sei kal o sentido). Tubos do ar ao pe da caixa n ha oleo nem nada parecido.

Ja andei me a informar tb q é um pouco normal esse tubo a q me refiro ter oleo (em qtidades reduzidas) pk a cabeça de motor está ligada pro um tubo a algures daí, para libertar os gazes do oleo.

Agora na agua ja vi e ate verifiquei a quente que oleo na agua n ha nem ha agua no oleo, se não ou na tampa do likido de refrigeracao ou na tampa do oleo ficava um genero de pasta amarela (tipo maionese) o q indicava a junção de agua-oleo ou oleo-agua (isto c o motor quente) e nada disto se verifica..por isso do mal o menos :P

Espero msm q seja o turbo, pk so quando ando mto em autoestrada onde o turbo anda algum tempo accionado é q ele bebe + oleo, ou seja, o turbo funciona + tempo logo a qtidade de oleo comsumida é mais elevada.

Espero q seja msm do turbo. mas amanha ou 5ª ja se faz o teste e ja se ve quais os resultados.  

Delta1300

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1209
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #53 em: 01 de Maio, 2006, 19:05:10 »
Pois, quando o turbo funciona mais, ha mais vivacidade no motor.
Logo, se o motor tiver fuga de compressao nalgum cilindro.... la se vai ele.


Esperemos que nao seja nada tao grave.
Depois mostra-nos os valores de compressao.
« Última modificação: 01 de Maio, 2006, 19:05:40 por Delta1300 »
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


DiogoL

  • Visitante
o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #54 em: 01 de Maio, 2006, 20:04:01 »
eu n sei ou será do meu imtimo  que acho q n seja nd de grave de cilindros e tal.
N percebo muito mas pela logica secalhar se fose cilindros ou isso o motor n batia tao certinho ao relantim e tal...


N percebo como é q se for um cilindro sem pressao devida  o porque de se consumir oleo.

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #55 em: 01 de Maio, 2006, 21:55:46 »
De qualquer forma, um carro que "coma" óleo pelo motor e não pelas juntas TEM de mandar fumo cá para fora !

Delta1300

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1209
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #56 em: 03 de Maio, 2006, 10:24:01 »
Citar
De qualquer forma, um carro que "coma" óleo pelo motor e não pelas juntas TEM de mandar fumo cá para fora !
Nem sempre. Muitas vezes, nao o vemos pelo espelho e ele está lá .
Noutras vezes, vai saindo em quantidade que nao é perceptivel, mas é quantificavel.


so pra terem uma ideia, eu ja coloquei 3 Litros de oleo de motor no antigo Ibiza com 5 de gasoleo (ele até a oleo vegetal + gasoleo andava).

E nao vi fumo azul. Em cerca de 150km.... foram 3 litros de oleo fora e o fumo? Onde estava?
Pois é...
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


zica

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 686
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #57 em: 03 de Maio, 2006, 10:44:41 »
se conseguires fazer o mesmo com coelhos tens emprego garantido no circo...  (lol)  
Lancia Prisma 1.6 i.e. 1987
Alfa Romeo 145 1.4 boxer

Delta1300

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1209
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #58 em: 03 de Maio, 2006, 12:01:13 »
Citar
se conseguires fazer o mesmo com coelhos tens emprego garantido no circo...  (lol)
 (lol)  
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


DiogoL

  • Visitante
o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #59 em: 05 de Maio, 2006, 01:17:17 »
Ora boas noites a todos....

Então ja fui ate ao campo grande á oficina da bosh service onde fazem diagnosticos de tudo e mais alguma coisa.
La teve um senhor devolta do carro a ver o q poderia ser a fumarada que ele as x's faz, e o consumo do oleo.

Disse-me que o consumo do oleo so vendo os tubos do turbo e tal e pelo comsumo que eu lhe dise que fazia n podia ser so do turbo, e depois o fumo é a bomba injectora que está mexida com a junção de 1 injector meio marado.

Foi o que o senhor me disse só a ouvir o motor a traalhar e a meter a mao no escape e a abrir a tampa do motor e tal...lol

duvido um pouco do injector estragado porque o carro tem uma luzinha nos manometros que é para o efeito de uma avaria ou algo mal com um dos 4 injectores ela acende. Porque quando ligo o carro ela ta acesa e depois apaga quando liga o carro.

e pronto.... orçamento para ver dos injectores e afinar a bomba injectora 100 e poucos euros.

Entao la fui eu ate á norauto e o que é que decidi fazer, comprar uma embalagem daquelas tipo slick50 para o motor, que dizia que lubrificava, limpava, e reduzia drasticamente o comsumo de oleo, se comsumi-se muito para despejar a embalagem toda, ou entao meia. Lá fui eu despejar a embalagem toda. ja fez 200km's e ainda se mantem o nvel no maximo...a ver se solucionou problema :D

Depois tb comprei uma fraskinho daqueles produtos de limpar injectores (marca axo que é STP) e la o botei para dentro do deposito...se resultar meto dinheiro ao bolso, se não vou la á oficina para limpar os injectores e afinar a bmba.

Quanto a cilindros e compressao disto e daquilo o senhor dise que estava bomzito, e que o motor aparentemente ate que estava bem estimadinho, sem fugas de oleos nem nada.

Agora é deixar andar mais um tempo para ver o desenrolar da situaçao :P